A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS NOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS: MÃO NA MASSA NA EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Na última segunda-feira, 17 de março, a mestranda Ludmila Nogueira, orientanda da Dra. Danielle Grynszpan, fez uma apresentação de sua dissertação sobre “A presença da Química nos museus e centros de ciências do Rio de Janeiro”. Ludmila é aluna do programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde, do IOC/FIOCRUZ. Colaboradora do Setor de Alfabetismo Científico, Ludmila considerou ótimas as contribuições recebidas de vários membros do Laboratório de Biologia das Interações.  Salientou que vai levar em conta as sugestões recebidas para o aprimoramento de seu trabalho.

Abaixo transcrevemos o resumo de um artigo que abarca alguns aspectos da dissertação e que já foi aceito para publicação nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Ciências – que terá lugar em Niterói no próximo mês de maio.

“A inserção da Química nos museus e centros de ciências favorece uma visão ampla das ciências da vida, além de proporcionar melhor compreensão das transformações químicas que ocorrem ao longo do tempo e no espaço cotidiano dos visitantes. Neste estudo de caso visamos avaliar a presença da Química no Espaço Ciência Interativa (ECI) e sua contribuição no processo de letramento científico. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida através de análise documental, observações de campo e entrevistas nas instituições museais selecionadas. Procuramos, ainda, verificar a possível influência de outras instituições sobre o ECI, na medida em que os atores sociais circulam pelo campo da difusão científica no Rio de Janeiro. Os resultados indicam um reduzido número de exposições ou atividades que abordam conceitos químicos e esta situação não parece ser um problema particular do caso estudado, uma vez que o mesmo ocorre até quando os coordenadores são da área em questão.E Tira tudo em amarelo”

Abaixo, alguns dos Centros de Ciências selecionados para a pesquisa:

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PARABÉNS A TODAS AS MULHERES!

Memória: 8 de março, Dia Internacional da Mulher

Há 103 anos atrás, foi decidido, celebrar a cada 8 de março o Dia Internacional de Mulher. A resolução foi aprovada por mais de 100 delegadas de 17 países, reunidas na Segunda Conferência de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, pelo simbolismo da data: tudo indica que seja uma homenagem às mulheres grevistas de uma fábrica de tecidos de Nova York, no dia 8 de março de 1857. A reivindicação delas era pela redução para dez horas da jornada de trabalho (as fábricas exigiam jornadas de 16 horas diárias), equiparação salarial com os homens e tratamento digno no local de trabalho. Contudo, a greve foi reprimida com brutalidade. As trabalhadoras foram trancadas na fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Assim, desde 1975 a ONU reconhece o 8 de março como Dia Internacional da Mulher.



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A equipe do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ, deseja:

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Forum Mundial de Ciência e Escola de Cidadãos

O Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ teve, no dia 27 de novembro, o privilégio de receber a visita do representante da Academia Francesa de Ciências no Fórum Mundial de Ciência (World Science Forum, Rio 24-27 novembro 2013), Professor Pierre Léna, nosso parceiro e líder do La Main à La Pâte.

Aproveitando a oportunidade, o acadêmico fez questão de visitar duas escolas da Rede Municipal de Niterói – E. M. Levi Carneiro e E. M. Rachide da Glória Salim Saker – para conhecer os espaços de educação científica que estão em pleno funcionamento e que foram inspirados pelo  Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ”. O professor Pierre e sua esposa estiveram acompanhados da Dra. Danielle Grynszpan e equipe central da Fiocruz.

Durante a visita à E. M. Levi Carneiro, Pierre Léna acompanhou algumas atividades da Feira do Conhecimento – evento anual promovido por professores de todas as disciplinas da escola – e conferiu de perto os trabalhos investigativos realizados por turmas de 3° e 4° ciclos. Já na E. M. Rachide da Glória Salim Saker, o acadêmico francês conheceu a “sala-ambiente”, criadas para incentivar as atividades investigativas e declarou ter ficado muito impressionado com o envolvimento dos professores e alunos, tendo elogiado alguns trabalhos inovadores que estão sendo desenvolvidos na metodologia do Programa bem como a qualidade dos equipamentos disponibilizados.

O Cientista na Feira de Ciências

Um dos trabalhos que impressionou o cientista foi o desenvolvido pelos alunos do 6º e 9º anos da E. M. Levi Carneiro, orientados pela professora Toyoko Ângelo, que apresentaram um desafio para comparar diferentes formas de iluminação. A intenção foi debater sobre a qualidade e sustentabilidade das fontes de iluminação artificial. Os alunos foram questionados e instigados a responder outras perguntas lançadas pelo físico que, ao mesmo tempo, se mostrou encantado pela reflexão e capacidade de respostas por parte dos participantes. Vale lembrar que as famílias também foram convidadas à festa da Ciência e, assim, nosso trabalho alcança a inter/transdisciplinaridade.

 

Professor Pierre Léna e a Dra. Danielle Grynszpan com alunos de 6° ao 9° ano, da Escola Municipal Levi Carneiro. Questão-desafio: "Qual tipo de lâmpada economiza mais energia? Por que?"

Outro trabalho que impressionou Pierre Léna foi um desafio ligado à relação entre o fumo e o comprometimento dos pulmões, com base em radiografias verdadeiras fornecidas por uma mãe de aluno que trabalha em hospital.  A partir de uma pergunta-desafio que abordava os prejuízos à saúde causados pelo cigarro, além de outras questões lançadas pelos alunos, o professor francês foi convidado a registrar seu ponto de vista em uma folhinha amarela oferecida na atividade, conforme as etapas propostas pela metodologia investigativa de nosso Programa. Ele disse “adorei o experimento!”.

Aluna Luanny, do 6° ano da escola municipal, e a observação de radiografias verdadeiras de pulmão. Lançada a pergunta-desafio: "Por que fumar faz mal a saúde?"

Satisfação e interesse: o professor Léna se envolveu e registrou suas ideias, respondendo à questão-desafio

Esta visita coincidiu com a inauguração da sala-ambiente recém-construída na E. M. Levi Carneiro e foi acompanhada pela diretora Olena. O espaço, que resultou de um trabalho de parceria entre o Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” e a Fundação Municipal de Educação de Niterói, recebeu elogios pela excelência  em termos de qualidade do ensino. Segundo Pierre Léna, a educação científica precisa atingir todos os estudantes, de modo a despertar o interesse deles por ciência e tecnologia. “Ela deve acontecer cedo, entre os seis e 12 anos, ensinando ciência real e interessante. Isso é uma revolução pedagógica” (site www.abc.org.br). O professor francês ressalta, ainda, que a escola é um espaço coletivo e, desta forma, é essencial manter suas portas abertas para os pais e a comunidade. Para ele, este tipo de investimento, que inclui recursos para sala de aula e preparação qualificada dos professores, é muito importante. Ainda ressaltou que apenas a mudança de currículo não é o suficiente para uma verdadeira transformação educacional.

Pierre Léna fazendo observações sobre os experimentos desenvolvidos na sala-ambiente da E. M. Levi Carneiro. Bastante impressionado com o envolvimento da comunidade escolar e com a qualidade dos equipamentos, o professor ressaltou a importância da Educação Científica para o despertar do interesse dos alunos pela ciência e tecnologia

A realidade educacional, demonstrada nessa tarde, caracterizou uma valorização e reconhecimento do esforço pela concretização do trabalho ligado à implantação da metodologia investigativa no município de Niterói. Esperamos que a experiência de Niterói possa inspirar outros municípios!

Confira a imagem de alguns momentos das visitas:

Dra. Danielle Grynszpan e os alunos da Escola Municipal Rachide da G. Salim Sacker acompanham a participação do cientista francês em uma das atividades desenvolvidas na Sala-ambiente da escola

 

Sala-ambiente da E. M. Rachide da Glória Salim Sacker: todos juntos somos fortes! Alunos de várias classes com seu professor, responsável na escola pelo acompanhamento das atividades realizadas na sala-ambiente, Carlos Rodrigues (camisa preta, 3° à esquerda), a colaboradora da Equipe central do projeto ABC/RJ, Daniele Freitas, e a Coordenadora do Programa ABC/RJ, Dra. Danielle Grynszpan, ladeiam o esqueleto de óculos ao centro. O cientista Pierre Léna (camisa azul) e o colaborador do Programa ABC/RJ, Bruno Remanowski Vieira, também estão presentes

Sala-ambiente da E. M. Levi Carneiro: Pierre Léna, a Diretora da escola, Olena Costa Nunes Macedo (de casaco laranja), a Orientadora Pedagógica da escola, Sueli (camiseta com um coração), a responsável na escola pela organização das atividades investigativas, Professora Toyoko Angelo e a Coordenadora Regional do Programa ABC na Educação científica - Mão na Massa, Dra. Danielle Grynszpan (calça vinho)

O Fórum Mundial de Ciência

O Fórum, que este ano foi realizado no Rio de Janeiro, é a maior e mais importante reunião internacional de cientistas e autoridades de áreas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação. Como divulgado pelo Jornal da Ciência (http://www.jornaldaciencia.org.br), o debate “Educação em Ciência e Engenharia” apontou para a importância de um currículo multidisciplinar, que possa melhor atender aos grandes desafios relacionados à qualidade de vida. Segundo alguns participantes do Forum, a integração entre as ciências sociais e as chamadas “ciências duras” é fundamental. Este debate do Forum foi coordenado pelo físico francês Pierre Léna e contou com a participação da Dra. Danielle Grynszpan, do Acadêmico e Coordenador Nacional do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, Diógenes Campos, além do assessor da presidência da ABC, Marcos Cortesão – dentre os mais de 600 representantes de pelo menos 120 países. Este Forum Mundial também teve o objetivo de promover o diálogo e convocar diferentes atores que, em conjunto, pudessem contribuir para a constituição de sociedades cujos cidadãos sejam convidados a participar em debates relacionados ao desenvolvimento científico-tecnológico e à sustentabilidade socioambiental.

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MÃO NA MASSA, BRASIL!!!

O IX Seminário Nacional do Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro. A programação, muito rica, reuniu pesquisadores e acadêmicos de renome para discutir o Ensino de Ciências no Brasil.

 

Da esquerda para a direita: Diretor do Museu de Ciências da Terra e Coordenador Nacional do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa, Dr. Diógenes Campos e o Assessor de projetos da Academia Brasileira de Ciências, Marcos Cortesão

Durante a manhã do primeiro dia houve uma sequência de apresentações sobre o trabalho que realizamos em várias regiões do Brasil. A Dra. Danielle Grynszpan abriu a sessão, com um relato sobre as inovações desenvolvidas no Estado do Rio de Janeiro, com ênfase na tecnologia social, que associou as salas-ambiente à metodologia investigativa na relação transdisciplinar, com a integração entre as nove disciplinas do currículo bem como com a aproximação de escolas com as comunidades dos seus entornos. Os resultados foram evidenciados pelas transformações no cotidiano escolar formal, com exemplos sobre a valorização das questões-desafio e a ênfase à postura crítica associada à expressão oral e escrita pelos alunos, mas também por resultados qualitativos como o engajamento dos estudantes em ações de revitalização de rios próximos a escolas ou mobilizações comunitárias ligadas ao saneamento ambiental. Foram, ainda, apresentados resultados relacionados à inclusão social de alunos portadores de limitações físicas ou de dificuldades ligadas ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Todos os polos se apresentaram e, especialmente, deram exemplos de suas atividades originais, ficando patente a riqueza e diversidade do trabalho que está sendo realizado.

Adicionalmente, os representantes dos polos nacionais do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa se reuniram para avaliar o trabalho desenvolvido desde o Seminário Nacional do ano passado. Cada polo apresentou seus avanços e assinalou com perspectivas para ações futuras, enfatizando-se a importância do Ensino Investigativo de Ciências na formação de professores (inicial e continuada).

Na parte da tarde foram discutidas  as estratégias de ação para 2014, com a presença da representante da Secretaria de Educação Básica do MEC, a assessora do gabinete Prof. Maria Beatriz Ramos de Vasconcellos Coelho, para discussão sobre as perspectivas de colaboração de nosso Programa com o Ministério da Educação, principalmente para que pudéssemos pensar em alavancar o Ensino de Ciências em 2015.

Na ocasião, a assessora comentou sobre o nível do Programa e destacou a importância de trabalhos como este serem estimulados e difundidos no Brasil.

 

No dia 19 de novembro houve o simpósio “Educação Científica: Um Desafio para a Sociedade”, organizado pela Academia Brasileira de Ciências com o apoio da BG Brasil. Dentre os conferencistas estava o Diretor de Educação da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Professor titular da UFRJ, Luiz Davidovich, o Vice-Presidente da ABC e professor titular da USP, Hernan Chaimovich, além de um convidado internacional, professor da Universidade de Stanford-EUA, Jonathan Osborne, especialista em Educação Científica. Em suas apresentações os acadêmicos abordaram iniciativas inovadoras na educação científica não formal bem como no âmbito da educação formal, com a descrição de experiências de trabalhos sobre Educação Científica no modelo investigativo, bem sucedidas no Brasil, com base no trabalho realizado em diversos polos do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa/Brasil.

 

 

 

 

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Educação Científica e Mão na Massa: um desafio para a sociedade

Entre os dias 10 e 14 de novembro ocorreu o IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), na cidade de Águas de Lindóia, São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), o evento tem a finalidade de discutir diversos temas e trabalhos de educação desenvolvidos recentemente. Este ano, A Pesquisa em Educação em Ciências e seus Impactos em Sala de Aula será o eixo temático das atividades.

No dia 11, segunda-feira passada, a coordenadora do Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ”, Drª. Danielle Grynszpan, apresentou o trabalho Etnografia das Práticas Relacionadas à Metodologia Investigativa no Ensino de Ciências: um estudo de caso desenvolvido em escolas municipais. Esta pesquisa, de cunho etnográfico, foi direcionada ao estudo do processo de transformação das práticas educacionais em direção à metodologia investigativa no cotidiano escolar. A professora Toyoko Maria Nilda Furuse Angelo também participou, dando exemplos de casos de sequências didático-pedagógicas realizadas em escolas públicas de Niterói.

Para conferir a programação completa, acesse o link: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/pprogram.htm

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Educação Científica e Promoção da Saúde

Nesta 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013, a equipe do Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” participou nos dias 22 e 23 de outubro, em evento organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) no Campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro.

Com o objetivo de trabalhar o conceito de Promoção da Saúde através da metodologia investigativa, o tema “Educação Científica e Cidadania: uma Interação entre a Abordagem Malacológica e a Educação em Saúde” despertou a curiosidade dos diversos tipos de público presentes no evento.

O  trabalho reflete a preocupação com os determinantes socioambientais da saúde e a melhoria da qualidade de vida, a partir do incentivo à percepção de questões do cotidiano ligadas ao paradigma da promoção da saúde, como saneamento, biodiversidade e conservação ambiental.

Nosso stand na Tenda da Ciência foi muito concorrido e visitado por crianças, adolescentes e adultos bastante curiosos. Professores e alunos de outros municípios, como São Pedro da Aldeia e Nilópolis, foram chegando e se interessaram pelo tema. Muitas perguntas geraram tantas outras e, assim, foram discutindo entre si e com nossa equipe, em um processo de interação muito fértil.

O Diretor do Instituto Oswaldo Cruz, Wilson Savino, também compareceu para prestigiar os trabalhos do IOC.  Demonstrou interesse pela metodologia investigativa do Programa “ABC na Educação Científica – mão na massa”, refletida nas perguntas-desafio da caixa malacológica.

Nestes mais de 10 anos de investimento em processos ligados ao desenvolvimento sociocognitivo e na criação de espaços dialógicos que permitem a valorização dos intercâmbio entre os saberes científicos, escolares e populares. Com o apoio da Academia Brasileira de Ciências, temos honrado o compromisso Fiocruz com um trabalho que visa à percepção dos determinantes socioambientais que originam boa parcela dos problemas de saúde em nosso país. Assim, também estamos comemorando o Dia do Servidor Público, dia 28 de outubro, segunda próxima!

Mãos na Massa!

 

 

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Parabéns hoje e sempre!

Separamos também um vídeo que todo educador deveria ter a oportunidade de assistir:

https://www.youtube.com/watch?v=qjyNv42g2XU&feature=youtube_gdata_player

Abraços carinhosos e ótimo dia do professor!

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MÃO NA MASSA MARCA PRESENÇA COM PUBLICAÇÃO EM REVISTA INTERNACIONAL NA ESPANHA

O Encontro Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias aconteceu na cidade de Girona, Espanha, e foi realizado entre os dias 9 e 12 de setembro. Organizado pela “Revista Enseñanza de las Ciencias”, contou com a participação de professores e pesquisadores de várias partes do mundo.

O Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” marcou presença, representado pela Coordenadora, Dra. Danielle Grynszpan, que apresentou o trabalho “EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA COM BASE EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL LIGADA À PROMOÇÃO DA SAÚDE”, já aceito para publicação em uma edição especial desta renomada revista da área.

O trabalho foi prestigiado com o interesse de vários colegas de universidades do Brasil e do exterior, como a UNIFESP (São Paulo, Brasil) bem como as Universidades de Barcelona e de Valência (Espanha).

Deste Encontro também participaram três alunas da Pós-Graduação Ensino de Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz – ex-alunas da disciplina Epistemologia e Didática das Ciências, ministrada pela Dra. Danielle.

A presença de brasileiros foi marcante. Também estiveram presentes pesquisadoras de universidades paulistas e de Pernambuco, que igualmente apresentaram trabalhos na programação do evento.

 

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