2016 com Educação Científica e Cidadania: futuro verde!

Por Rafael Benjamim
Edição e revisão Danielle Grynszpan

O ano 2016 mal começou e a equipe do Programa ABC na Educação Científica – Mão na massa já se reuniu para discutir questões e planejar as ações que darão prosseguimento ao projeto “Por uma educação científica contextualizada e a favor da cidadania: sala-ambiente, metodologia investigativa e interdisciplinaridade com base em temas transversais”, previsto para interação entre duas escolas públicas de Niterói-RJ.

Na última segunda, 18 de janeiro, os bolsistas estudantes e professores, assim como os pesquisadores, receberam orientações do Doutor em Engenharia, Renato Feitosa, da FIOCRUZ, sobre técnicas de aplicação de telhado verde e os impactos positivos dessa tecnologia para o ambiente. Foi uma tarde de troca de experiências interdisciplinares, na qual vislumbramos oportunidades concretas para o sucesso dos próximos passos do trabalho que prevê a criação de um espaço verde na Escola Municipal Levi Carneiro – onde estão planejadas atividades ligadas à alimentação saudável, cultivo agroecológico e práticas sustentáveis.

Estiveram presentes, como se vê na foto (da esquerda para a direita): Professora Toyoko Angelo, Professor Ney Lanzellotti, Dra. Martha Barata, Dra. Danielle Grynszpan, o Dr. Renato Feitosa, a aluna do Instituto de Educação Prof. Ismael Coutinho e bolsista do projeto, Clarissa Andrade, a professora Geisa Capistrano, e as alunas de graduação e também bolsistas do projeto, Taiane Alfaro e Gabriella Tecla.

Mãos na massa e pés direitos para um próspero 2016

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES – FIOCRUZ EM NITERÓI PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

“Energia e Sociedade Sustentável”. Esse foi o tema escolhido pela equipe do Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ” para um encontro de Formação de Professores realizada no último dia 30 de setembro, na Escola Levi Carneiro, em Niterói, da equipe do Programa ABC na EDUCAÇÃO CIENTÏFICA – MÃO NA MASSA, coordenada pela Dra. Danielle Grynszpan.

Foram dois turnos de trabalho ligado à metodologia investigativa: de manhã com os professores de 3° e 4° ciclos e, à tarde, com educadores e professores 1° e 2° ciclos. Estes encontros fazem parte das etapas de formação presencial previstas no projeto FAPERJ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) intitulado “Por uma educação científica contextualizada e a favor da cidadania: sala-ambiente, metodologia investigativa e interdisciplinaridade com base em temas transversais”, iniciativa da pesquisadora titular do LBI/IOC/Fiocruz, Danielle Grynszpan – aprovado em 2014 e desenvolvimento em 2015 .

Um dos objetivos do trabalho é possibilitar o intercâmbio entre as redes estadual e municipal de ensino público de Niterói. Assim, foram aprovadas 8 bolsas de estudo, dentre elas 4 para professorandos  que fazem Ensino Médio na mais antiga Escola de Formação de Professores do Brasil: o Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC). Nesta escola estadual, o professor Ney Lanzellotti Dantas está supervisionando o trabalho, que foi apresentado à toda a equipe de profissionais, com o apoio de sua direção. Estes bolsistas se formarão professores e, normalmente, irão atuar em sua área . Desta forma, contamos com a parceria da Escola Municipal Levi Carneiro, situada no bairro do Sapê, também em Niterói, cujo corpo de professores já passou pela formação. Nesta instituição temos 2 colaboradoras diretamente envolvidas no projeto FAPERJ, Toyoko Maria Nilda Furuse Ângelo e Gêisa Capistrano, além do professor Ney , que também ali atua profissionalmente.

Em comum acordo com a diretora da E. M. Levi Carneiro, Olena Costa Nunes Macedo, será construída uma área verde direcionada à abordagem de conceitos socioambientais e vivência de experimentação contextualizada, sempre com base em conteúdos curriculares. O trabalho educacional está previsto para ser interdisciplinar e envolver os professores e alunos do Ensino Fundamental I e II, bem como servirá à complementação da formação inicial dos professorandos do IEPIC na metodologia investigativa. Dois bolsistas de iniciação científica (PIBIC) estão participando do acompanhamento avaliativo, sendo introduzidos à pesquisa etnográfica, com orientação da Dra. Danielle.

Como estimular a curiosidade e a postura crítica por meio de “perguntas-desafio”?

Qual lâmpada ilumina mais? Com esta pergunta a equipe deu início às ocasiões de formação presencial em Niterói. Cada professor pôde vivenciar a metodologia, na abordagem investigativa característica do Programa ABC na EDUCAÇÃO CIENTÏFICA – MÃO NA MASSA. Desta forma – etapa a etapa – cada docente teve a oportunidade de experimentar o processo de ensino-aprendizagem sob uma perspectiva diferente, na qual não se explica, mas se possibilita a percepção de problemas, seu enfrentamento pela interação maior entre os atores sociais participantes e a busca de soluções durante o processo educacional.

A proposta foi acolhida pelos professores da E. M. Levi Carneiro, em ambos os turnos. O tema “Energia e Sociedade Sustentável” foi escolhido para a ocasião por fazer parte do contexto atual – assim, além da própria metodologia investigativa, os conteúdos abordados são atuais e interessam aos professores. Além de outras preocupações, tínhamos o desejo de estimular, nos participantes,  a possibilidade de formular hipóteses a respeito das três lâmpadas existentes – incandescente, fluorescente e LED – para tratar de eficiência, consumo e desperdício de energia.

Observação e elaboração de hipóteses

Qual lâmpada ilumina mais? Momento de reflexão e desenvolvimento da argumentação escrita

 

 

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NA SEMANA DO BIÓLOGO: DESAFIOS PARA O FUTURO

Quais são os desafios para o biólogo no mundo em que vivemos? Porque estudar Biologia?Quais suas expectativas em relação à formação e possibilidades reais no mercado de trabalho?

Estas foram algumas perguntas que nortearam a palestra “O Desafio da Formação em Ciências Biológicas no Mundo Contemporâneo”, ministrada pela Dra. Danielle Grynszpan em Três Rios, na “VII Semana de Biologia do polo CEDERJ/UFRJ”.

Prof. Marcelo e alunas da equipe de organização do evento em Três Rios, RJ (Kamilla, Dayse e Carina)

Estamos na Semana do Dia do Biólogo (3 de setembro). As perguntas acima foram apresentadas a alguns profissionais e estudantes anteriormente e, com base em dúvidas e reflexões apresentadas, os assuntos foram aprofundados e debatidos em uma sexta-feira à noite, com muita participação e interesse por parte do público ligado ao polo CEDERJ/ UFRJ no município de Três Rios.

A palestra abordou cada tema, de forma a colaborar na compreensão das responsabilidades e papéis que um biólogo pode exercer no mundo contemporâneo, inclusive no mercado de trabalho no Brasil. A relevância da contribuição do biólogo na promoção da saúde, na conservação ambiental e na educação mereceu destaque, salientando-se o papel das licenciaturas na formação de cidadãos críticos através de um ensino contextualizado.

A conferência também fez menção aos documentos oficiais do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior, no trabalho desenvolvido pelo Conselho Regional de Biologia, especialmente na Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional – que a pesquisadora Danielle Grynszpan coordena. Formada em Ciências Biológicas pela UERJ há mais de 30 anos e hoje Pesquisadora Titular em Saúde Pública na Fiocruz, a profissional salientou o nível de organização do evento e a programação de qualidade, com o envolvimento de colegas de diversas áreas das Ciências Biológicas.

DIA 3 DE SETEMBRO: CONCURSO DE FOTOGRAFIAS “SEBASTIÃO FONTINHA” TEM DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO NO DIA DO BIÓLOGO

AMANHÃ, dia 3 de setembro, é o prazo para quem quiser se inscrever no “III Concurso de Fotografias Sebastião Fontinha”, com o envio de fotos por meio de digital. O concurso é direcionado a todos, com exceção aos fotógrafos profissionais (ver regras no edital em

http://portal.crbio-02.gov.br/XXIENBIO/docs/RegulamentoConcfoto.pdf)

Para concorrer ao prêmio de 300 reais por categoria (a Paisagem: R$ 300,00 – Vida silvestre: R$ 300,00 – Vida microscópica: R$300,00) o biólogo deverá inscrever a foto (com o título, na categoria desejados) na ficha do VII ENBio.

A premiação será realizada durante o VII Encontro de Biologia – VII ENBio, que ocorrerá de 23 a 25 de setembro. O tema do evento este ano é “Biólogos no Mercado de Trabalho” e terá lugar na sede do FIRJAN, situado à Av. Graça Aranha, n°1, 13° andar, no Centro do Rio de Janeiro.

O VII ENBio está com uma programação de palestras muito interessantes, com nomes reconhecidos nas diferentes áreas da Biologia: saúde, ambiente, biotecnologia, ensino e mais! E é uma oportunidade de conhecer colegas biólogos atuantes, que se destacam nos diversos espaços de atuação no mercado de trabalho: pesquisa, educação formal e não formal, empresas, etc.

Esperamos muita participação durante os três dias do evento, na programação repleta de mesas redondas e outros espaços para interação e trocas de experiências. Sem dúvida haverá, ainda, momentos especiais para confraternização entre os biólogos do Estado do Rio de Janeiro.

Site do evento: http://portal.crbio-02.gov.br/XXIENBIO/

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XXI ENBio 2015

 

 

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS SEBASTIÃO FONTINHA

Clique para acessar a divulgação em PDF: Divulgação Concurso de Fotografia – XXI ENBio 2015

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MÃO NA MASSA NO TRABALHO – E COM ENERGIA! NO “ANO INTERNACIONAL DA LUZ” , A EQUIPE ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA/RJ ILUMINOU A SBPC JOVEM E O EVENTO FIOCRUZ PRA VOCÊ COM O TEMA “ENERGIA E SOCIEDADE SUSTENTÁVEL”

A equipe do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ levou a público o trabalho “Energia e Sociedade Sustentável”. Esta sequência pedagógica, concebida para tratar uma questão contextual nas escolas, sobre uma questão importante no cenário atual brasileiro,  foi oferecida para diversos públicos tanto na SBPC Jovem (67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC – de 14 a 18 de julho de 2015) como no evento institucional FIOCRUZ PRA VOCÊ, realizado no último sábado (15 de agosto) no campus da Fiocruz, em Manguinhos.

A equipe apresentou o trabalho “Uma Abordagem Investigativa do tema Energia sob a Ótica de uma Sociedade Sustentável”, honrando seu compromisso com a teoria associada à prática na temática transversal Educação, Saúde e Ambiente.

Energia e Sociedade Sustentável

Com base no roteiro investigativo “Energia e Sociedade Sustentável” , o visitante é convidado a responder, gradativamente, a cinco perguntas-desafio que acompanham um material feito artesanalmente. Em cada caixa havia uma lâmpada diferente: incandescente, fluorescente e LED. Nesta prática os visitantes são estimulados a questionar a relação luminosidade/eficiência de cada uma das opções, com uma provocação a escolher qual a lâmpada comprar, levando-se em conta a relação custo-benefício, ligada ao desperdício de energia, produção de luz e gasto financeiro, a fim de incentivar o questionamento e reflexão acerca de formas mais sustentáveis de viver no mundo contemporâneo.

As atividade fizeram sucesso na SBPC Jovem com públicos de todas as idades, origens e lugares do Brasil

No Fiocruz Pra Você, a população, que trouxe os filhos para vacinar, pode ter contato com a metodologia de nosso trabalho, baseada na investigação, na valorização das questões e no enfoque de problemas do cotidiano

Os participantes foram estimulados a observar, através da visão e do tato, cada situação e a fazer comparações sobre os diferentes tipos de lâmpada. Responderam cada uma das questões-desafio e, ao final, podiam escolher como prefeririam agir com relação a escolher qual lâmpada a comprar para seus lares.

Por fim, a equipe ia questionando os participantes a pensar se haveria possibilidade de iluminação sem a necessidade de utilizar nenhuma das 3 lâmpadas apresentadas e , inclusive, sem gastar dinheiro.

Querem saber? Venham conhecer nosso trabalho!

Qual lâmpada iluminaria mais? - este foi logo o primeiro desafio. A dúvida pairava entre os participantes, que observaram, através dos sentidos, distintas manifestações de energia. E que tipo de energia não gera custo e pode ser sustentável ?

Qual lâmpada esquenta mais?

Última etapa: Existe possibilidade de produzir luz sem utilizar fiação elétrica?

Com públicos diferentes as experiências na SBPC e no FIOCRUZ PRA VOCÊ Foram espetaculares. Ao todo 5 dias de workshop repletos de situações diversas possibilitadas pela circulação de um público variado, de crianças até casais de idosos. As experiências permitiram que a equipe levantasse dados que contribuirão para a pesquisa realizada no Setor de Alfabetismo Científico, sempre alinhada a prática, além de proporcionar as pessoas que estiveram nos dois eventos a oportunidade de ter contato com a metodologia investigativa, que estimula o pensamento crítico e questionador.

Em alguns momentos a equipe tinha que se desdobrar para atender todas as pessoas!

E sobre a SBPC:

Reconhecidamente o maior evento científico da América latina, o congresso da SBPC reúne representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, além de professores, pesquisadores e estudantes de todos os níveis e de todas as partes do Brasil.

Neste ano de 2015 o evento aconteceu no campus da Universidade Federal de São Carlos, entre os dias 12 e 18 de julho. A programação científica contou com 212 atividades e uma programação cultural para os participantes, valorizando o investimento na SBPC Jovem e um “Dia da família na ciência”.

Nossa equipe do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa – RJ ( LBI/IOC/FIOCRUZ) entende o evento como um importante espaço para difundir práticas de educação científica e, aproveitando o tema deste ano, “Luz, Ciência e Ação”, preparamos a prática “Energia e Sociedade Sustentável” que compôs a programação da tenda “SBPC Jovem” durante o evento, dividindo o espaço “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” com os polos de São Carlos (CDCC/USP), que apresentou o trabalhos relacionados com imagem (espelho) e de São Paulo (USP), com a exposição “Equilibichos”.

A experiência proporcionou oportunidades de interação entre nós, do Setor de Alfabetismo Científico/LBI/IOC no Rio de Janeiro, e os membros da equipe ABC na Educação Científica – Mão na Massa/ CDCC – USP em São Carlos, aos quais agradecemos nas pessoas de Angelina Sofia Orlandi e Valter Luiz Ribeiro pelo convite. Esperamos que o intercâmbio entre nossos polos aumente, cada vez mais!

Da esquerda para a direita na SBPC: Monitora Luiza Silva, aluna de Psicologia da UFSCAR; Dra. Danielle Grynszpan, Coordenadora do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa/RJ; colaborador da equipe, professor Bruno Siqueira; colaboradora da equipe, professora Toyoko Angelo e Rafael Mendonça, colaborador e responsável pelo site.

Mais sobre o Fiocruz Pra Você:

 

Todo ano a Fiocruz destina um sábado para abrir suas portas à população, no Dia da Vacinação. São oferecidas atividades ligadas à promoção da saúde e educação em ciências, bem como atividades culturais e de lazer, desenvolvidas por trabalhadores da instituição e voluntários.

O LBI/IOC sempre participa, através do trabalho desenvolvido no Setor de Alfabetismo Científico, tentando aproveitar o espaço para promover maior contato com as populações do entorno de Manguinhos, em parceria com a Cooperação Social FIOCRUZ.

 

Da esquerda para a direita, no Fiocruz pra Você 2015: responsável pelo site e membro da equipe Rafael Mendonça; colaborador da equipe e professor Bruno Siqueira; colaborador como Formador de Professores, Ney Lanzellotti Dantas; coordenadora da equipe ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ, Dra. Danielle Grynszpan; colaborador como bolsista Jovens Talentos FAPERJ Diego Diniz; professora colaboradora Capacitação Técnica FAPERJ Toyoko Angelo; colaboradora da equipe Bárbara Silva; colaboradora como bolsista Jovens Talentos FAPERJ Clarissa Campos e a professora colaboradora Capacitação Técnica FAPERJ, Geisa Capistrano

 


 

Outros momentos especiais, na “festa do conhecimento durante o evento Fiocruz Pra Você:


 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros momentos especiais, durante a SBPC JOVEM:

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Por Rafael Benjamim
Edição Danielle Grynszpan

28 DE ABRIL DE 2015: EDUCAÇÃO PARA TODOS

A data de 28 de abril ficou conhecida como Dia Internacional da Educação porque, há exatamente 15 anos, representantes de 164 governos assinavam um documento no qual se comprometiam a não poupar esforços, políticos e econômicos, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do mundo. O documento ficou conhecido como Declaração de Dakar (Senegal) e registra uma série de objetivos e metas claras que deveriam ser alcançadas até 2015: “Reunidos em Dakar em abril de 2000, nós, participantes da Cúpula Mundial de Educação, comprometemo-nos a alcançar os objetivos e as metas de Educação Para Todos (EPT) para cada cidadão e cada sociedade”. A ocasião ocorreu na no Senegal e marcou a data que ficou conhecida como.

Compromissos a realizar

Na verdade, 15 anos depois, este compromisso não foi concretizado: a desigualdade econômica pode fazer com que o acesso a escola seja 4 vezes menor em países menos desenvolvidos. Segundo o Relatório de Monitoramento Global de Escola Para todos 2015, documento produzido pela UNESCO para acompanhar o andamento do Programa Todos Pela Educação, o número de crianças e adolescentes caiu quase pela metade, mas ainda há 58 milhões de crianças fora da escola e 100 milhões ainda não completaram a educação primária.

E como vai a educação no Brasil

O Brasil ainda figura mal no cenário internacional quando o assunto é educação. Isso se reflete nos dados de exames como o ENEM, por exemplo: 8,5/% do total de inscritos, o que corresponde a 529 mil candidatos, tiraram nota zero. Contudo, o Brasil avançou! Segundo a UNESCO, em uma década, a taxa de analfabetismo entre jovens e adultos foi reduzida de 12,4% para 8,7% (dados de 2012). Em contrapartida, o mesmo relatório deixa claro que a qualidade da educação deixa a desejar e as taxas de repetência e evasão permanecem altas demais para considerarmos que a meta de Educação Para Todos tenha sido alcançada.

O governo federal tem lançado programas que visam unir esforços federais, estaduais e municipais em torno da melhoria da educação. O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa é um deles e seu objetivo é promover a alfabetização todas as crianças até 8 anos de idade.

Por uma Pátria Mais Educadora

No dia 15 de abril, o governo federal lançou, em caráter preliminar, uma proposta intitulada Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional. Neste documento foram apresentas as diretrizes para a qualificação do ensino básico no país. O texto descreve resumidamente a situação do Brasil no cenário atual da educação. Segundo indicadores internacionais, o país figura entre os países com pior desempenho nas comparações internacionais. Assim, é preciso que o ensino no Brasil deixe de ser “enciclopédico” para privilegiar a capacidade de levantamento da informação e desenvolvimento do raciocínio analítico.

A proposta aponta para uma mudança de paradigma, uma vez que valoriza a formação de cidadãos críticos, que possam perceber, problematizar e interpretar as situações dos contextos cotidianos. Além disso, há sugestão no sentido da adoção do “modelo SUS” para a Educação: unificação das redes públicas federais, estaduais e municipais para intercâmbios e melhoria da qualidade da formação dos estudantes. Há muito o que fazer e, também, muito o que melhorar em termos de estrutura e valorização das carreiras ligadas à educação.

Mão na massa, pessoal! A educação para todos pode ser uma utopia mas, como diz Eduardo Galeano,:

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.

 

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DESCOBERTA DA DOENÇA DE CHAGAS COMPLETA HOJE 106 ANOS

Por Rafael Benjamim
Edição Danielle Grynszpan

 

Carlos Justiniano Ribeiro Chagas (Imagem: Fiocruz)

Há 106 anos o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, descobria a existência de uma doença infecciosa provocada pelo protozoário chamado Tripanossoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos popularmente como barbeiros.

Hoje estima-se que, na América Latina, sejam 13 milhões de pessoas a serem infectadas pela doença de Chagas. Apesar de ter sido descoberta em 1909, o Brasil só passou a ter um trabalho efetivo no controle e problematização da doença em 1980, através do Programa Nacional de Controle da Doença de Chagas. Nestes 70 anos de impasse, o avanço era prejudicado ora pelo descaso das autoridades, ora pelos impasses entre cientistas. Enquanto alguns entendiam a ocorrência da doença como restrita a algumas regiões do país, os discípulos de Carlos Chagas viam o problema como uma questão de saúde pública nacional, conceito que vigora atualmente.

REVIVENDO CARLOS CHAGAS: IOC REALIZA 3ª EDIÇÃO DO CICLO CARLOS CHAGAS DE PALESTRAS E COMEMORA 106 ANOS DE DESCOBERTA

Nos dias 9 e 10 de abril, o Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz realizou, no campus de Manguinhos, a terceira edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras. Com o tema “106 anos após a descoberta: o tempo não para. Desafios no diagnóstico, terapia e inclusão do portador”, a ocasião reuniu cerca de 150 estudantes e pesquisadores, possibilitando um espaço de discussão e reflexão sobre avanços e desafios relacionados a estudos ligados à doença de Chagas.

O evento foi organizado pelas pesquisadoras Joseli Lannes Vieira, chefe do Laboratório de Biologia das Interações, e Constança Britto, chefe do Laboratório Biologia Molecular e Doenças Endêmicas. Na abertura, prestigiaram o evento o Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o Diretor do Instituto Oswaldo Cruz, Wilson Savino (foto).

Doença de Chagas – evento teve a participação de várias unidades da FIOCRUZ (Foto: Rafael Benjamim)

Com pesquisa voltada especialmente ao entendimento da imunopatogenia da cardiomiopatia chagásica crônica, a pesquisadora Joseli Lannes ressaltou a evolução do Ciclo Carlos Chagas de Palestras (CCCP) em sua 3ª edição, e espera que ele se consolide na programação oficial da instituição. “Com o passar do tempo, o CCCP amadurece e se torna referência dentro da Instituição. Algumas pessoas já me perguntaram quando ele será realizado, para deixarem reservado na agenda”. A importância do evento foi assinalada na abertura, pelo presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o Diretor do Instituto Oswaldo Cruz, Wilson Savino, na medida em que contribui para a atualização da memória e discussão sobre as perspectivas de tratamento e sobre o avanço das pesquisas ligadas à Doença de Chagas.

Excelência na pesquisa: estudantes do IOC apresentaram seus trabalhos no Centro de Estudos e colaboradores do LBI receberam menção honrosa

Foram três os destaques cujos trabalhos foram selecionados por uma comissão: Leticia Souza, do Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas/ IOC, Juliana Helena da Silva Barros, do Laboratório de Biologia de Tripanossomatídeos/ IOC, e Héctor Díaz-Albiter, do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos/ IOC. Os trabalhos foram apresentados no Centro de Estudos do IOC, na sexta-feira, 10 de abril.

Os estudantes Glaucia Vilar Pereira, Leonardo Ruivo e Laura Coelho, do Laboratório de Biologia das Interações receberam menção honrosa pelos trabalhos intitulados “Alterações comportamentais na doença de Chagas experimental crônica: comportamento depressivo responde à terapia com fluoxetina e benznidazol“, “lnterações no perfil de glicosilação na superfície de linfócitos T durante a infecção experimental pelo Trypanosoma cruzi” e “Efeito da infecção pelo Trypanosoma cruzi e da inflamação sobre a ativação de miofibroblastos cardíacos in vitro”.

Dras. Joseli Lannes e Constança Britto com a doutoranda premiada Gláucia Villar (Foto: Daniel Gibaldi)

Com auditório cheio, alunos e pesquisadores do LBI estiveram presentes no evento que comemorou os 106 anos da descoberta da doença de Chagas (Foto: Daniel Gibaldi)

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Renovação em dose dupla: tarde marcante com uma defesa de Mestrado e aprovação da proposta de recredenciamento do nosso Laboratório de Biologia pelos próximos 6 anos

Por: Rafael Benjamim
Edição: Danielle Grynszpan

A aluna de mestrado acadêmico, Ludmila Nogueira da Silva, da Pós-graduação em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e orientanda da Dra. Danielle Grynszpan, , obteve o título de mestrado, com a aprovação integral por uma banca constituída pelos professores doutores Denise Lannes (UFRJ), Tânia Goldbach (IFRJ) e Robson Coutinho (UFRJ). Com o trabalho A PRESENÇA DA QUÍMICA NOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO, a defesa da dissertação aconteceu na última quarta-feira, 25 de março, no campus de Manguinhos da FIOCRUZ.

A pesquisa foi conduzida numa perspectiva qualitativa de cunho etnográfico, com um trabalho de análise baseado no entrecruzamento dos dados obtidos por meio de um levantamento de dados documentais bem como através de entrevistas e visitas de observação em 7 museus e centros de ciência da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Para a análise, Ludmila fez uso de conceitos da Sociologia da Educação, levando em conta as noções de Habitus, Campo e Capital de Pierre Bourdieu. A aluna soube se posicionar diante das questões dos membros da banca que, muito interessada no tema, suscitou um debate sobre alguns temas-chave – o que acabou por possibilitar a transformação o ambiente da  defesa em um espaço acadêmico fundamental para o aprendizado de todos que estiveram presentes. Segundo a Dra. Denise Lannes,  “quando a banca se torna um bate-papo agradável é evidente que o trabalho foi bem desenvolvido”. Outro aspecto relevante no processo foi a observação feita pelo revisor, Dr. Marco Antônio Costa, da Fiocruz, que se pronunciou a favor do documento final, antevendo “o sucesso da defesa”  e parabenizando a aluna e sua orientadora.

Na platéia, prestigiando a apresentação, estavam também a Pesquisadora Titular da Fiocruz, Dra. Joseli Lannes Vieira, Chefe do Laboratório de Biologia das Interações/IOC, a Diretora Geral do Instituto Federal de Química de Mesquita, Grazielle Rodrigues Pereira, os alunos de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC, Chrystian Carletti e Lívia Mascarenhas, colegas de trabalho de Ludmila e alunos da mesma Pós-Graduação – além de outros colegas.

 

Mestrado obtido com aplausos ao final da defesa ( Foto: Rafael Benjamim)

 

A orientanda Ludmila Nogueira e sua orientadora Danielle Grynszpan comemoram o sucesso da defesa da dissertação e a qualidade atestada do trabalho realizado (Foto: Rafael Benjamim)

Naquela mesma tarde, o Laboratório de Biologia das Interações recebeu, da Diretoria do Instituto Oswaldo Cruz, o documento de aprovação de nossa proposta para os seis próximos anos – recredenciamento aprovado, com o envolvimento de todos os membros e colaboradores do LBI!

Em tempos de Páscoa, estamos renovando as energias!

Todos juntos somes fortes! Viva o Laboratório de Biologia das Interações! (Foto tirada em tarde de confraternização entre profissionais e estudantes do LBI)

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Mão na Massa: Vice-presidente da ABC tornou-se Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Por Rafael Benjamim
Edição: Danielle Grynszpan

O Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Hernan Chaimovich Guralnik, foi nomeado Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Comemoramos, com muitos cientistas, sua posse em 24 de fevereiro próximo passado, inclusive porque trata-se de um acadêmico que sempre valorizou o Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa.

Hernan Chaimovich tem uma carreira de destaque. Formado em bioquímica pela Universidade de Chile em 1962. Veio para o Brasil em 1969 com apoio da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para atuar no Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP. Em 1979 obteve o título de Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e tornou-se Chefe do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química entre os períodos de 1985-1989 e 1993-1995. Também foi Pró-Reitor de Pesquisa da USP (1997-2001), Diretor do IQUSP (2002- 2006) e já foi Presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) entre 1993-1995. Também foi Vice-presidente do International Council for Science e Presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS).

 

Hernan Chaimovich: "Meu compromisso é fazer o país avançar cada vez mais." (Foto: CNPq)

Missão:

Em entrevista para a revista História, Ciência e Saúde Manguinhos, revista ligada à FIOCRUZ, o atual presidente do CNPq falou sobre a honra de presidir o órgão e o “projeto de transferir a ideia da essencialidade da pesquisa básica, tecnológica e inovação para o desenvolvimento do país”. O cientista também disse que, inicialmente, seu desafio é entender a estrutura organizacional que é responsável pelo sustento da pesquisa em todo o país. Em suas palavras “Vivemos na era do conhecimento, portanto é imperativo enfrentar novos desafios do desenvolvimento em um mundo altamente competitivo. Assim, é necessário aplicar as tecnologias adequadas, a fim de introduzir o conceito de inovação em todos os níveis da sociedade e aprimorar o nível da ciência. Meu compromisso é fazer o país avançar, cada vez mais.”

Ao aceitar a nova responsabilidade, Chaimovich deixou o cargo de Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e também a coordenação do programa de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) na Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

 

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Biólogos que fazem: a coordenadora do ABC na Educação Científica com a mão na massa, Dra. Danielle, ganha destaque no informativo Biólogos do Conselho Regional de Biologia

Por Rafael Benjamim Mendonça
Edição: Danielle Grynszpan

O último volume de 2014 do “Biólogos”, informativo produzido pelo Conselho Regional de Biologia da 2ª Região (CRBio2), destacou o trabalho de profissionais brasileiros que atuam na área de Biologia. Nesta edição a Dra. Danielle Grynszpan teve destaque como autora de um capítulo da coletânea “Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental”, livro publicado pela Editora Vozes no ano passado sob a organização do Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre de Gusmão Pedrini e o Professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, Carlos Hiroo Saito.

Em breve entrevista para o “Biólogos”, a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz comentou a obra que, em suas palavras, “tem o compromisso de ir além de questões teóricas”. Quando entrevistada sobre seu capítulo intitulado “Educação Ambiental em uma Perspectiva CTSA: orientações teórico-metodológicas para práticas investigativas”, a Dra. Danielle comentou que o texto versa sobre uma experiência desenvolvida junto a escolas da Rede pública de Niterói e mencionou a metodologia utilizada para trabalhar em diferentes contextos, diante das realidades que encontrou. “A metodologia investigativa apresentada é baseada na problematização das diferentes realidades socioambientais, com a elaboração de estratégias didático-investigativas calcadas na valorização de perguntas e na promoção de interações entre todos os atores sociais em espaços dialógicos que colaborem para o desenvolvimento humano nas dimensões cognitiva, social e afetiva. Apresentamos alguns exemplos de projetos que resultaram de parcerias intersetoriais com orientação educacional CTSA, para evidenciar a preocupação relacionada à capacidade de se entender o mundo contemporâneo em suas múltiplas relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente, assim como o compromisso com o empoderamento pessoal e coletivo no sentido do exercício da cidadania”

Confira a versão completa do Informativo clicando aqui.

 

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