BIODIVERSIDADE e CICLOS DE VIDA: ABC na Educação Científica – Mão na Massa no Fiocruz pra Você

A equipe do Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” encantou as crianças e seus pais no evento institucional “Fiocruz pra Você” no último sábado de vacinação (24/09). Trabalhamos com 10 tipos de sementes de feijão e sua observação a olho nu, lupas de mão e lupas estereoscópicas, para proporcionar a compreensão da biodiversidade. E conseguimos proporcionar , também, a percepção da variedade de animais com ciclos de vida inter-relacionados às plantas (diferentes feijões).

FOTO: (DA ESQUERDA PARA A DIREITA) PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE NITERÓI, GEISA CAPISTRANO, EX ALUNO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PROFESSOR ISMAEL COUTINHO, DIEGO DINIZ, A COORDENADORA DO STAND “BIODIVERSIDADE E CICLO DE VIDA” E PESQUISADORA DO SETOR DE ALFABETISMO CIENTÍFICO/LBI/IOC/FIOCRUZ, DRA. DANIELLE GRYNSZPAN, O PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI, NEY DANTAS, A PROFESSORA APOSENTADA, COLABORADORA DA EQUIPE FIOCRUZ, TOYOKO ANGELO, O PROFESSOR MESTRE EM FÍSICA E COLABORADOR DA EQUIPE FIOCRUZ, BRUNO SIQUEIRA, E O ASSISTENTE TÉCNICO, COLABORADOR RAFAEL MENDONÇA

As atividades simples, mas investigativas, aguçaram a curiosidade dos vários participantes que vieram ao nosso stand. Oferecemos desafios diferentes às crianças e adultos, que colocaram as “mãos na massa” – como o Programa ABC na Educação Científica orienta, com a vivência de experimentos simples, para aproveitar a vinda das famílias ao campus da Fiocruz em dia de vacinação.

A temática “ Ciência e Alimentação”, foi escolhida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência neste ano de 2016. Dessa forma, divulgamos, nesta ocasião, temas ligados à educação científica, alimentação saudável e qualidade de vida/saúde.

Vale ressaltar o apoio da Coordenação de Cooperação Social Fiocruz, que apoiou o stand do Setor de Alfabetismo Científico/LBI/IOC/Fiocruz.  O Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” já foi contemplado por um edital da Cooperação Social Fiocruz. Desde então, colabora na realização de atividades neste evento anual. Contamos, ainda, com um patrocínio Faperj e o reconhecimento da Academia Brasileira de Ciências, buscando abordar assuntos científicos que perpassam o cotidiano.

Veja alguns momentos do Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” no Fiocruz pra Você 2016:

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Os comentários estão fechados