PROGRAMA ABC na EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – MÃO NA MASSA/RJ É CONVIDADO PELO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO DO CHILE: CONTRIBUIÇÃO COM APRESENTAÇÃO EM MESA-REDONDA, PÔSTER E DOIS WORKSHOPS PARA PROFESSORES PÚBLICOS



O Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ, a convite do Ministério de Educação do Chile, participou do Congresso Internacional de Educação em Ciências, realizado em Santiago neste mês de junho de 2017. O evento foi organizado pela coordenação do Programa ICEC sob a responsabilidade do profissional Edgard Hernandez.

A Dra. Danielle Grynszpan fez uma apresentação oral de nosso trabalho no Estado do Rio deJaneiro, realizado a partir do Laboratório de Biologia das Interações, tendo como base a temática “A Educação Ambiental como Educação Científica”.

A professora e colaboradora de nossa equipe, Gêisa Capistrano, apresentou um pôster baseado nas atividades do Programa ABC na Educação Científica- Mão na Massa em Niterói – que despertou interesse do profissional Daniel (Programa ICEC/Ministério da Educação do Chile), na foto atento às explicações.

Adicionalmente, a Dra. Danielle, acompanhada da professora Gêisa Capistrano, ofereceu um workshop sobre a abordagem investigativa na prática cotidiana. Foi preciso oferecer uma sessão adicional para permitir a mais professores inscritos a possibilidade de vivenciar a abordagem investigativa, com base em uma questão ambiental. A proposta do workshop foi muito bem aceita – conforme se pode observar pelas fotos, A fila se formou – sucesso de “bilheteria”, com muita participação!

SHOW! Ou “éxito de taquilla” – como se diz em espanhol

Cenas comprovam o envolvimento participativo dos educadores latino-americanos

Uma questão ambiental como a falta de água e alguns desafios epistemológicos suscitaram o interesse dos educadores, que se envolveram em um processo de trabalho colaborativo. A valorização da inclusão ficou exemplificada em um dos grupos, no qual se destacou uma professora com necessidades especiais de audição e fala.

Foi também enfatizada a importância da avaliação formativa na prática educacional cotidiana, a fim de que possamos contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, levando-se em conta aspectos cognitivos, sociais e afetivos.

A foto dos participantes da segunda sessão do workshop reflete o prazer com que todos desfrutamos deste momento conjunto!

Agradecemos o convite do Ministério de Educação do Chile, destacando a participação dos profissionais do Programa ICEC Manuel (Formação de Professores) e  Míriam Oyaneder.

Esperamos continuar o intercâmbio latino-americano pela interlocução virtual através de nosso site e em futuras ocasiões presenciais!

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Os comentários estão fechados