Conhecendo o Projeto

O Projeto La Main à la Pâte (LAMAP) tem parcerias em vários países do mundo. O projeto brasileiro, assumiu a designação de ABC na Educação Ciêntífica – Mão na Massa. Esta sigla enfatiza o apoio pioneiro da Academia Brasileira de Ciências bem como a prioridade dada à melhoria da educação científica no ensino fundamental. Este projeto estimula a formulação de questões sobre a realidade concreta, a elaboração de predições e o teste das hipóteses levantadas, ao mesmo tempo em que favorece um ambiente propício ao debate de idéias e ao desenvolvimento da capacidade de argumentação, através da confrontação de opiniões entre os educandos. É um processo de formação continuada com a preocupação de favorecer um ambiente investigativo e um contato direto entre professores das redes de ensino, cientistas e especialistas em didática das ciências.

Apresentamos, neste site, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do Rio de Janeiro. Desde agosto de 2001, vimos agregando à experiência francesa uma formação que estimula o desenvolvimento de estratégias e materiais educacionais inéditos, através da parceria entre professores regentes e pesquisadores. Nosso objetivo maior é levar os educandos a desenvolverem uma postura critica e investigativa, com base tanto em atividades experimentais, como na exploração do meio ambiente a sua volta.

Partindo sempre de desafios, são valorizadas as idéias iniciais, hipóteses e representações dos alunos sobre o tema. Eles são convidados a registrar, sistematicamente, suas observações e a trabalhar em grupo, o que lhes dá a oportunidade de aperfeiçoar a argumentação, incitando-os a formular novas questões. Durante a elaboração dos materiais temos buscado a integração da ciência às culturas locais, utilizando a música e alguns ditados populares nas provocações que dão início às atividades. Para saber mais sobre o desenvolvimento do projeto no Rio de Janeiro consulte o texto “ Mão na massa na França, ABC na Ciência no Brasil : princípios universais, singularidades culturais .

Versão em Francês: La Main à la Pâte en France

Versão em Português: Mão na massa na França, ABC na Ciência no Brasil princípios universais, singularidades culturais.

 

Deixar uma Resposta

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>