|
_____O que fazemos_______________________________________________________________
Simpósios de Ciência, Arte e Cidadania
Os Simpósios foram realizados em 2002, 2006, 2007 e 2008.
Neles o público alvo são cientistas, artistas e estudantes
de ambos os campos, para o encontro de sintonias. Com sua origem remontando
ao I Simpósio Internacional sobre Pesquisa e Métodos para
a Popularização da Ciência, realizado em 1988, os
Simpósios de Ciência e Arte têm cumprido o importante
papel de aproximar artistas, cientistas e educadores, sendo todos beneficiados
com esse encontro.
Cursos de Ciência e Arte do IOC
A inserção das abordagens artísticas no ensino de ciências tem dominado o panorama de trabalhos de final de curso dos professores que se atualizam nas aulas de pós-graduação do IOC. Diversos protótipos de estratégias de ensino que articulam ciência e arte sobre temas específicos têm sido produzidos, propondo a educação através de instrumentos como jogos de computador, esquetes teatrais, maquetes, colagens e aulas alternativas utilizando imagens científicas e artísticas, entre outros.
Disciplinas do Programa de Ensino em Biociências e Saúde:
:: Ciência e Arte I: Tania C. Araújo-Jorge
:: Ciência e Arte II: literatura e ciência –
Lucia de la Rocque
:: Criatividade e Ciência: Milton M. Moraes
:: Leituras e Reflexões em Filosofia, Ciência e Arte I e II - Francisco Romão Ferreira
Oficinas de Ciência e Arte
A maior parte das oficinas nasceram a partir de trabalhos de doutorado, mestrado e especialização no IOC. Hoje são produtos pedagógicos que se destinam a sensibilizar os participantes para determinados temas. Conheça as várias 'oficinas' oferecidas pelo grupo CASA. (clique em 'oficinas')
Pesquisa em Ciência e Arte
Quando a Fiocruz organizou seu Programa de Pós-Graduação
stricto sensu em Ensino de Biociências e Saúde (PG-EBS),
com Mestrado Acadêmico, Doutorado e Mestrado Profissional, credenciado
pela Capes em 2003 11 , identificou diversos docentes que já tinham
produção acadêmica em Ciência e Arte, e formalizou
uma Linha de Pesquisa nesse campo, com a seguinte descrição:
investigações sobre as interfaces entre ciência e
arte, a criatividade, as representações sociais sobre ciência
e arte, as interligações entre as diversas formas de expressão
artística e as descobertas científicas. Motivação
com ciência e arte.
Projetos de Pesquisa do Grupo CASA- Ciência, Arte, Saúde
e Alegria:
1) Desenho e imagem na ciência: metodologia para
captação e conhecimento sobre os saberes e representações
sociais acerca de temas da ciência expressos livremente em desenhos
de crianças, jovens e adultos. Coordenação: Tânia
Araújo-Jorge
2) Natureza e Cultura na Ficção Científica:
busca ativa e reflexões sobre, ciência, tecnologia, gênero
e cultura em obras literárias e cinematográficas de ficção
científica. Coordenação: Lucia de la Rocque, com
atuação de dois mestrandos: Cilmas Castro (cinema de ficção)
e Claudia Kamel (quadrinhos)
3) Ciência e arte: jogos teatrais como estratégias
na promoção da saúde e prevenção da
dengue: Coordenação: Denise Figueira-Oliveira,
mestranda, orientação de Mauricio Luz, Claudia Lara Melo
Coutinho e Tania C. de Araújo-Jorge, e a colaboração
de Cinthia Mendonça
4) Os Objetos e os Ambientes Físicos para a Saúde: um Olhar com Ciência e Arte sobre os Laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz : investiga as formas de contribuição do designer para a transformação positiva do estado de espírito dos usuários de ambientes destinados à saúde e ao ensino, visando sua alegria e bem-estar. Coordenação:
Elio Grossman
5) Alegria para a Saúde: Construção
Compartilhada de Políticas e Propostas de Intervenção,
investigando se a implementação de uma pratica de promoção
da saúde baseada na arte do palhaço é eficaz em comunidades
periféricas. Coordenação: Marcos Vinicius Campos,
doutorando, orientação de Tânia Araújo-Jorge
e Kathie Njaine.
6) Beleza e poesia na ciência das areias: investiga
as diferentes cores e formas microscópicas dos grãos que
compõem areias de diversas praias brasileiras e articular beleza,
encantamento com poesia. Coordenação: Rosane Meirelles e
Tânia Araújo-Jorge.
|