T
INÍCIO

aaa
Início


Apresentação

Áreas de atuação

O que fazemos

Oficinas

Artigos

Leituras

Parceiros

Links

Quem somos

Fale conosco

_____O que fazemos_______________________________________________________________
Simpósios de Ciência, Arte e Cidadania
Os Simpósios foram realizados em 2002, 2006, 2007 e 2008. Neles o público alvo são cientistas, artistas e estudantes de ambos os campos, para o encontro de sintonias. Com sua origem remontando ao I Simpósio Internacional sobre Pesquisa e Métodos para a Popularização da Ciência, realizado em 1988, os Simpósios de Ciência e Arte têm cumprido o importante papel de aproximar artistas, cientistas e educadores, sendo todos beneficiados com esse encontro.

Cursos de Ciência e Arte do IOC
A inserção das abordagens artísticas no ensino de ciências tem dominado o panorama de trabalhos de final de curso dos professores que se atualizam nas aulas de pós-graduação do IOC. Diversos protótipos de estratégias de ensino que articulam ciência e arte sobre temas específicos têm sido produzidos, propondo a educação através de instrumentos como jogos de computador, esquetes teatrais, maquetes, colagens e aulas alternativas utilizando imagens científicas e artísticas, entre outros.
Disciplinas do Programa de Ensino em Biociências e Saúde:
:: Ciência e Arte I: Tania C. Araújo-Jorge
:: Ciência e Arte II: literatura e ciência – Lucia de la Rocque
:: Criatividade e Ciência: Milton M. Moraes
:: Leituras e Reflexões em Filosofia, Ciência e Arte I e II - Francisco Romão Ferreira

Oficinas de Ciência e Arte
A maior parte das oficinas nasceram a partir de trabalhos de doutorado, mestrado e especialização no IOC. Hoje são produtos pedagógicos que se destinam a sensibilizar os participantes para determinados temas. Conheça as várias
'oficinas' oferecidas pelo grupo CASA. (clique em 'oficinas')

Pesquisa em Ciência e Arte
Quando a Fiocruz organizou seu Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Biociências e Saúde (PG-EBS), com Mestrado Acadêmico, Doutorado e Mestrado Profissional, credenciado pela Capes em 2003 11 , identificou diversos docentes que já tinham produção acadêmica em Ciência e Arte, e formalizou uma Linha de Pesquisa nesse campo, com a seguinte descrição: investigações sobre as interfaces entre ciência e arte, a criatividade, as representações sociais sobre ciência e arte, as interligações entre as diversas formas de expressão artística e as descobertas científicas. Motivação com ciência e arte.

Projetos de Pesquisa do Grupo CASA- Ciência, Arte, Saúde e Alegria:
1) Desenho e imagem na ciência: metodologia para captação e conhecimento sobre os saberes e representações sociais acerca de temas da ciência expressos livremente em desenhos de crianças, jovens e adultos. Coordenação: Tânia Araújo-Jorge
2) Natureza e Cultura na Ficção Científica: busca ativa e reflexões sobre, ciência, tecnologia, gênero e cultura em obras literárias e cinematográficas de ficção científica. Coordenação: Lucia de la Rocque, com atuação de dois mestrandos: Cilmas Castro (cinema de ficção) e Claudia Kamel (quadrinhos)
3) Ciência e arte: jogos teatrais como estratégias na promoção da saúde e prevenção da dengue: Coordenação: Denise Figueira-Oliveira, mestranda, orientação de Mauricio Luz, Claudia Lara Melo Coutinho e Tania C. de Araújo-Jorge, e a colaboração de Cinthia Mendonça
4) Os Objetos e os Ambientes Físicos para a Saúde: um Olhar com Ciência e Arte sobre os Laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz : investiga as formas de contribuição do designer para a transformação positiva do estado de espírito dos usuários de ambientes destinados à saúde e ao ensino, visando sua alegria e bem-estar. Coordenação: Elio Grossman
5) Alegria para a Saúde: Construção Compartilhada de Políticas e Propostas de Intervenção, investigando se a implementação de uma pratica de promoção da saúde baseada na arte do palhaço é eficaz em comunidades periféricas. Coordenação: Marcos Vinicius Campos, doutorando, orientação de Tânia Araújo-Jorge e Kathie Njaine.
6) Beleza e poesia na ciência das areias: investiga as diferentes cores e formas microscópicas dos grãos que compõem areias de diversas praias brasileiras e articular beleza, encantamento com poesia. Coordenação: Rosane Meirelles e Tânia Araújo-Jorge.