Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Toxinologia

Laboratório de Toxinologia

O Laboratório de Toxinologia (LATOX) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 1991 em pesquisa básica e aplicada, ensino e formação de recursos humanos, sendo um dos mais bem-estruturados centros de proteômica do Brasil – com larga experiência em espectrometria de massas (MS) de peptídeos e proteínas. 

Além do laboratório de pesquisa, o LATOX abriga a Plataforma Tecnológica de Proteômica/RJ – Espectrometria de massas, que oferece diversos serviços especializados à comunidade científica. 

Historicamente, o Laboratório possui particular interesse no fenômeno de resistência natural de alguns animais ao envenenamento por serpentes. Com foco no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, o grupo emprega a biologia estrutural integrativa na caracterização da relação estrutura-função de proteínas com atividade antiofídica. Utilizando proteômica shotgun, investigam também o conteúdo de proteínas e peptídeos de venenos de serpentes e exploram o seu potencial biotecnológico. 

Adicionalmente, o LATOX possui colaborações com grupos de pesquisa com interesse na utilização da proteômica para avançar o conhecimento sobre a fisiopatologia de diversas doenças infecciosas e parasitárias (ex.: arboviroses, Covid-19, infecções fúngicas, doença de Chagas e helmintíases). 

Chefe do Laboratório de Toxinologia 
Ana Gisele da Costa Neves Ferreira (Currículo Lattes

Chefe substituto do Laboratório de Toxinologia 
Richard Hemmi Valente (Currículo Lattes