Relações

Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde


Disciplina da Fiocruz/IOC
Relacionada à linha de Pesquisa sobre Ciência e Arte

Coordenador:
Elio Grossman, doutor em ciências pela EBS, designer da Fiocruz desde 1986, experiência em projetos de ambientes
físicos de saúde e ensino.

Natureza:
Eletiva para alunos de qualquer PG-IOC; compatível com as áreas de concentração de Ensino Formal e Ensino não formal;
possibilidade de interação com outras PGs na Fiocruz, UFRJ, UERJ e PUC.

Ementa:
A disciplina propõe um novo olhar sobre os objetos e os ambientes físicos destinados às atividades de ensino e saúde.
Ao longo das aulas são discutidos e trabalhados aspectos relativos ao bem-estar físico e emocional dos usuários de ambientes
de ensino e saúde. O objetivo é a transformação positiva desses espaços e a contribuição para a melhoria na dinâmica entre
professor e aluno ou profissionais de saúde e pacientes. São abordados tópicos relativos à relação afetiva com os objetos e
os ambientes físicos; localização espacial; formas de representação; funções e usos dos objetos; e estímulos positivos nos
ambientes. A disciplina é de caráter teórico-prático com ênfase em exercícios que podem ser utilizados em sala de aula para
diversos níveis de escolaridade.

Links:
Roteiro

Aula 1 - apresentação: Aspectos históricos da arte, arquitetura e design
Aula 2 - artigo: O design e a promoção da saúde nos laboratórios de pesquisa da Fiocruz, Grossman, Araújo, Araújo-Jorge
Aula 2 - apresentação: O design e a promoção da saúde na Fiocruz
Aula 3 - artigo: Espaço pessoal, Robert Sommer
Aula 2 - apresentação: Dimensões e localização espacial
Aula 4 - artigo: Reflexões sobre os objetos e os ambientes físicos de ensino e pesquisa em de saúde, Grossman, Araújo, Araújo-Jorge
Aula 2 - apresentação: Objetos bem humorados
Aula 5 - artigo: Semântica do objeto, Roland Barthes.
Aula 2 - apresentação: Sentido simbólico dos objetos
Aula 6 - artigo: A escuta sensível: um estudo sobre o relacionamento entre as pessoas e os ambientes voltados para a saúde,
Aula 2 - artigo: Grossman, Araújo, Araújo-Jorge
Aula 2 - apresentação: A escuta sensível
Aula 7 - artigo: Reflexões sobre o Diálogo entre Espaços Físicos e o Cotidiano na Educação infantil, Denise Gomes da Silva
Aula 2 - apresentação: Espaços de ensino-aprendizado
Aula 8 - artigo: Saúde e Arquitetura - Caminhos para a Humanização dos Ambientes, Santos, Bursztyn.
Aula 2 - apresentação: Espaços de saúde
Aula 9 - artigo: Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores,
Aula 2 - artigo: Zanella, Cabral, Maheirie.
Aula 2 - apresentação: Novas propostas de mobiliário e espaços
Aula 10 - Apresentação dos trabalhos em PowerPoint, max. 10 slides, 10 min. p/ cada apresentação.
Aula 2 - lInstruções para o trabalho final

Os textos de cada aula encontram-se também disponíveis na xerox da Biblioteca Central.
Link pata textos complementares