Educação para prevenção da dengue

Enquanto no imaginário da maior parte das pessoas o cientista é uma figura de jaleco debruçada sobre uma bancada de experimentos, uma equipe do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) se debruça sobre jogos e brincadeiras. Pode parecer difícil associar o aspecto lúdico à ciência, mas é através da diversão que estes cientistas alcançaram o entendimento de crianças e jovens das mais variadas idades sobre temas das áreas de biologia e saúde que costumam ser considerados complexos.

Um dos resultados deste trabalho é o projeto ComCiencia na Escola, uma coleção de atividades lúdicas voltada para professores do ensino fundamental e médio desenvolvida pelo Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Biologia Celular do Departamento de Ultra-estrutura e Biologia Celular do IOC. Um dos fascículos é inteiramente dedicado ao ciclo de vida do vetor da dengue. O tema foi escolhido não só pela relevância das epidemias recentes, mas também para tentar contribuir para o esclarecimento da população, já que estudos apontam que a população formula conceitos fragmentados ou mesmo errôneos sobre os itens de prevenção divulgados através de propagandas governamentais.

"O objetivo é tornar a aprendizagem prazerosa ao reunir recursos lúdicos e informações científicas", sintetiza a pesquisadora Rosane Meirelles, uma das co-autoras da coleção. "Brincando, a criança adquire informações que poderá utilizar em seu dia-a-dia para a discussão da promoção da saúde." Uma importante estratégia é o recurso a imagens reais disponibilizadas pelo fotógrafo Genilton Vieira, do Setor de Tratamento e Produção de Imagens do IOC. "Esta é uma forma de facilitar a identificação do vetor no domicílio, já que alguns alunos confundem, por exemplo, o pernilongo comum e o mosquito Aedes aegypti", Rosane observa. A pesquisadora antecipa que até o final do primeiro semestre será lançado mais um fascículo sobre a dengue, desta vez com foco no vírus.

Confira a seguir duas atividades do fascículo 4 do ComCiencia na Escola que ensinam a identificar o vetor da dengue através das suas diferenças em relação ao mosquito Culex quinquefasciatus, conhecido popularmente como pernilongo, e o Aedes albopyctus, vetor da dengue em países da Ásia. Este e outros fascículos da coleção ComCiencia na Escola podem ser adquiridos através do email comciencia@ioc.fiocruz.br.

Quebra-cabeças

Para conferir as diferenças e semelhanças entre o mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, e o pernilongo comum, Culex quinquefasciatus, teste seu conhecimento neste quebra-cabeças.

1. Clique na imagem, imprima e recorte as figuras nas linhas pontilhadas. Você pode plastificar as peças para torná-las mais resistentes.
2. Embaralhe, juntas, as peças de ambos os quebra-cabeças.
3. Identifique os componentes de cada inseto e mãos à obra.
4. Depois de montar os quebra-cabeças, compare-os às imagens completas dos mosquitos.

 

Jogo dos Erros

Embora pertençam ao mesmo gênero, os mosquitos Aedes aegypti , principal vetor da dengue e da febre amarela no Brasil, e Aedes albopictus, transmissor do vírus da dengue em países asiáticos, apresentam algumas diferenças. Procure identificá-las no jogo dos erros.

Clique na imagem ao lado para ampliar.

Por Raquel Aguiar
25/01/06

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