Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 01/06/2006

Integração, compromisso nos 106 anos do IOC

Encerramos hoje as atividades que comemoraram os 106 anos do IOC. Em todas, prevaleceu o tema da cooperação institucional com outras unidades da Fiocruz, seja no resgate da história, na construção do presente ou na projeção do futuro.

O Centro de Estudos da última sexta-feira, em edição especial, cumpriu o papel de resgatar a história do Instituto, retrocedendo às origens da região de Manguinhos, com a palestra do professor Joaquim Justino, que discutiu o processo de ocupação da área onde foi instalado em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, convertido em IOC em 1908. Com a parceria da COC, o evento contou também com a apresentação do historiador Renato Gama Rosa, chefe do Departamento de Patrimônio da COC, que fez um retrato, do ponto de vista geográfico, urbanístico e arquitetônico, da história da ocupação do campus de Manguinhos nestas mais de dez décadas.

A inauguração hoje das instalações do IOC no Pavilhão 108 é um retrato da construção do presente. Ela desafoga o IOC em seu crônico problema de espaço e permite realojamentos para laboratórios enquanto as obras de reformas em prédios definitivos estiverem em andamento. Assim, o Pavilhão Carlos Chagas poderá  efetivamente ser completamente modernizado.  Novamente, a parceria institucional foi imprescindível. Esta obra, e também a aceleração da construção do Pavilhão de Virologia, só foram possíveis através da ampliação da interação com a DIRAC.

No diálogo entre passado e futuro, a exposição Fiocruz: Patrimônio Científico e Cultural da Saúde, aberta hoje, destaca como através do patrimônio herdado podemos compreender o atual papel da Fundação. Mais uma vez, a iniciativa é fruto de uma parceria, desta vez integrando COC, IOC e CICT.

Finalmente, os 106 anos do IOC marcaram também as parcerias como projeção de futuro – a projeção de um futuro que tem na integração uma estratégia fundamental. Esta expectativa foi traduzida no dia 25 na mesa-redonda Cooperação para a Integração Institucional
, que contou com a presença do vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz, Reinaldo Guimarães, e do coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz (CDTS), Carlos Morel. A assinatura de Termos de Compromisso com diretores de unidades e a criação da Coordenação de Cooperação Institucional selaram o compromisso de aprofundar as interfaces que já existem e ampliar para novas possibilidades de integração.

Através da cooperação, o resultado vem superando a soma das partes. Reunindo as melhores competências de cada um, multiplicamos os benefícios para a ciência, a saúde e a sociedade

Tania Araújo-Jorge

 


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira