Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 02/03/2006

 

IOC incentiva projeto de popularização da ciência na Bahia

Jogos eletrônicos, réplicas de parasitas, vídeos educativos e apresentação pelo microscópio de espécies até então desconhecidas. É a partir de atividades como estas que o pesquisador Marcos André Vannier-Santos, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM), unidade da Fiocruz na Bahia, leva conhecimento científico para municípios do interior do Estado. Apesar da distância geográfica, o IOC contribuiu para esta iniciativa, batizada como Ciência na Estrada, enviando centenas de livros através da colaboração de pesquisadores e estudantes. Assim, a unidade móvel que dá base ao projeto será capaz de levar o conhecimento científico às regiões mais remotas da Bahia. Aprovado pela Secretaria Estadual de C&T&I da Bahia, o projeto Ciência na Estrada, que já recebeu investimento para a compra de um ônibus, está prestes a deslanchar.

Ação Social Camaçari: Em Camaçari, interior da Bahia, crianças vêem na tela da TV a imagem de uma gota de lama observada ao microscópio

 

 

 

 

 

 

 

 

Com as feiras de ciências que realiza, o projeto já atingiu localidades como Camaçari, Monte Gordo, Juazeiro e Jacobina. E promete seguir adiante. “A idéia agora é conferir um caráter itinerante à iniciativa, para que o projeto de popularização da ciência possa chegar a um maior número de pessoas”, o pesquisador conta. Esse é um dos muitos desdobramentos que os programas de popularização cientifica do IOC já alcançou.

Por Bel Levy