Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 27/04/2006

O IOC no V Congresso Interno: construindo coletivamente uma proposta

Uma importante questão debatida no II Encontro do IOC, em março, refere-se a como estruturar uma proposta de atuação na plenária extraordinária do V Congresso Interno da Fiocruz. O relatório final do II Encontro destaca que os delegados do V Congresso Interno devem se preparar para a defesa das posições do IOC na plenária extraordinária de forma a defender uma proposta unificada da Unidade e que a proposta de intervenção deverá surgir após a realização de reuniões de um Grupo de Trabalho e ser amplamente discutida.

Os delegados do IOC se reuniram cinco vezes (28/3, 5/4, 11/4, 18/4 e 2/5) e analisaram exaustivamente o texto-base para discussão na plenária, divulgado pela presidência (www.fiocruz.br/vci). O debate foi extremamente rico e um documento com a síntese das considerações, críticas, sugestões e modificações propostas será consolidado e divulgado em 10 de maio. Daí em diante, a delegação se responsabilizará pela organização de quatro debates gerais no IOC, nas seguintes datas e com os seguintes temas:

16/5 – Plataformas tecnológicas e experimentação animal, coordenado por Valber Frutuoso

23/5 – Apoio administrativo, coordenado por Damasceno Fernandes

30/5 – Pesquisa e unidades da “tecno-estrutura”, coordenado por Mariza Conde

13/6 – Consolidação da proposta do IOC para o V Congresso Interno

Temos certeza de que o processo está transcorrendo de forma transparente e eficiente, refletindo a visão do conjunto do IOC, e que nos permitirá estabelecer interações de modo a encontrarmos as necessárias sintonias para que a plenária extraordinária seja um elemento agregador da e na Fiocruz. A expectativa é que os dias 19, 20 e 21 de junho marquem a nova face da Fiocruz, que se identifica, reconhece e fortalece como instituição integrada e integradora.

Claude Pirmez e Tania Araújo-Jorge

 

 


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira