Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 06/04/2006

O IOC em números

A construção de um banco de dados sólido, completo e confiável, condição para o desenvolvimento institucional em qualquer organização, sempre foi um desafio no universo complexo e diversificado do IOC. Desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Planejamento Institucional (Nepi), o Sistema de Coleta de Dados – Coleta, como ficou conhecido – está sendo implantado para superar esta lacuna. Acessível através do ícone no website do IOC, esta é a primeira versão do sistema, que será aprimorado com as sugestões dos usuários.

Uma das principais novidades em relação à ferramenta anterior é a agilidade na consolidação dos dados, antes realizada manualmente em um trabalho que levava meses e que passa a ser feita automaticamente pelo próprio sistema informatizado. Outra mudança radical é a articulação dos dados referentes à produção científica aos objetivos do Plano Plurianual (PPA) do Ministério da Saúde, ampliando a simples listagem de ações por laboratório.

Do ponto de vista operacional, o Coleta também traz benefícios. A plataforma de preenchimento agora é multi-usuário, podendo ser acessada por diversas pessoas, desde que credenciadas junto ao sistema. O prazo para preenchimento de dados relativos a 2005 será encerrado no dia 30 de abril, mas os dados sobre o ano em curso podem ser inseridos a qualquer momento. Assim, ganhamos um banco de dados não apenas retroativo, mas que pode dar um panorama instantâneo da atualidade do Instituto. E com um ganho para o usuário: o Coleta é um sistema unificado, que permitirá alimentar diversas demandas reduzindo a necessidade de preenchimento de numerosos formulários, já que gera dados para documentos como o relatório anual, além de avaliar a produtividade científica de cada laboratório, fornecendo subsídios para o cálculo do orçamento.

Mais de 90 funcionários do IOC já foram capacitados para o trabalho com o novo sistema e os interessados podem entrar em contato com a equipe do Nepi para solicitar esta capacitação ou tirar dúvidas quanto ao preenchimento. Como retrato fiel do IOC, o Coleta permite não apenas identificar e avaliar obstáculos e conquistas, consolidando-se como importante instrumento de gestão para o desenvolvimento institucional: ao permitir a livre consulta de dados, torna-se condição de transparência.

 

Christian Niel