Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n0 40- 09/11/2006

 

XXII Reunião de Pesquisa em Doença de Chagas e X Reunião de Pesquisa em Leishmanioses reuniu especialistas em Minas Gerais

Doença de Chagas e leishmanioses foram alvo do debate científico que reuniu especialistas nacionais e estrangeiros em Uberaba, Minas Gerais, de 27 a 29 de outubro, durante a XXII Reunião de Pesquisa em Doença de Chagas e X Reunião de Pesquisa em Leishmanioses. As reuniões acontecem anualmente e constituem um fórum de debates de reconhecida importância para a comunidade científica, pois possibilitam a troca de conhecimento, idéias e experiências entre diversos pesquisadores. Como em todos os anos , o evento investiu na interação entre pesquisadores das áreas básica e clínica e na participação de alunos de pós-graduação e de jovens pesquisadores, estimulada pela premiação dos três melhores temas livres em doença de Chagas e leishmanioses .

Importante difusor do conhecimento sobre as duas doenças, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) foi representado por diversos pesquisadores. José Rodrigues Coura , chefe do Departamento de Medicina Tropical, presidiu as conferências Aspectos clínicos e epidemiológicos da tripanossomíase africana e Seguimento de 51 anos de 87 casos de fase aguda da doença de Chagas e coordenou o debate sobre transmissão da doença de Chagas por via oral, em que apresentou uma análise crítica desta modalidade de transmissão da doença no Brasil. Do mesmo Departamento, o pesquisador Adeilton Brandão, do Laboratório de Doenças Parasitárias, participou de discussões sobre marcadores sorológicos e moleculares relacionados à quimioterapia do T. cruzi e novos conceitos sobre patogenia da doença de Chagas, em que apresentou, respectivamente, as palestras Marcadores moleculares de cura e Uso da PCR na epidemiologia e diagnóstico do T. Cruzi. A Vice-diretora de Administração e Recursos Humanos, Claude Pirmez, que integrou a Comissão de Leishmanioses da Reunião, apresentou a palestra Disseminação hematogênica de Leishmania Viannia brazil ie nsis em leishmaniose tegumentar.

Estiveram presentes também os pesquisadores Sérgio Mendonça e Alda Cruz, do Laboratório de Imunidade Celular e Humoral em Protozooses do IOC. Sérgio discutiu os desafio para a realização de ensaios clínicos em leishmaniose tegumentar e Alda debateu a resposta imune em casos de co-infecção por Leishmania e HIV. Outras informações sobre a XXII Reunião de Pesquisa em Doença de Chagas e a X Reunião de Pesquisa em Leishmanioses estão disponíveis no site http://www.reuniaochagasleish.com.br/ .

 


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira