Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 10/08/2006

 

Risco Biológico é tema de curso em biossegurança

Na próxima segunda-feira, dia 14, terá início o Módulo Risco Biológico do Curso de Biossegurança em Laboratórios de Saúde Pública, organizado pela Comissão Interna de Biossegurança do IOC (CIBio/IOC). O foco é a manipulação de bactérias, fungos, protozoários e vírus.

Os 54 alunos inscritos neste módulo, coordenado pelos pesquisadores Cíntia Borba (Departamento de Micologia) e Pedro Teixeira (ENSP), terão oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e debater sobre temas como mapa de risco, procedimentos para desinfecção e esterilização, notificação de acidentes e fluxo de atendimento, descarte e tratamento de resíduos, EPI e EPC.

Para ministrar as aulas foram convidados Cíntia Borba, Claude Pirmez, Marise Asensi e Hermann Schatzmayr, que enfatizarão o risco na manipulação de microorganismos e os procedimentos necessários para garantir a segurança do laboratório e dos pesquisadores, bem como a integridade da amostra trabalhada. Além da apostila do curso, com apresentação e resumos elaborados pelos professores, os alunos receberão um exemplar do manual Procedimentos para a manipulação de microorganismos patogêncios e/ou recombinantes na Fiocruz.

Conheça a programação completa.

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira