Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 10/08/2006

Na reta final do concurso

Nas próximas semanas, o Instituto Oswaldo Cruz começa a receber o maior contingente de servidores já contratados através de concurso público. No concurso realizado em 1996, o IOC obteve 21 vagas. Em 1998, foram 8. Em 2002, 52 novos servidores foram admitidos. Desta vez, serão 82 profissionais – 43 assistentes de pesquisa, 10 técnicos, 24 tecnologistas e 5 analistas.

Percorremos um longo caminho até aqui. No Conselho Deliberativo da Fiocruz ampliamos de 50 para 82 vagas – um ganho significativo – e a meta de alcançar as 140 vagas mínimas estimadas ficou registrada, para que no próximo concurso possamos dar mais um passo na consolidação de nosso quadro funcional estável. Mas a luta pela real desprecarização das relações de trabalho no Instituto ainda será árdua. Temos mais de 500 funcionários em nosso quadro complementar, entre terceirizados e bolsistas, que precisam, pouco a pouco, ser substituídos por servidores. Esta é, na verdade, uma demanda do Ministério Público sobre toda a Fundação Oswaldo Cruz, com um prazo acordado de dezembro de 2007, podendo ser prorrogado até dezembro de 2008. Temos, portanto, um horizonte de adequação completa de nosso quadro funcional estável até essa data, o que nos coloca enorme responsabilidade.
 
Os novos concursados tomarão posse em breve. A meta, segundo a Diretoria de Recursos Humanos da Fiocruz (Direh), é convocar os mil novos servidores em cinco blocos de 200, entre setembro e novembro. Antes de assumirem efetivamente suas atividades, os candidatos aprovados serão apresentados à missão e à estrutura da Fiocruz, além de participar de um curso de capacitação sobre a legislação e o código de ética do servidor.

Estamos nos preparando para recebê-los de forma acolhedora e estimulante. Como parte destas boas-vindas, os setores de Qualidade, Biossegurança e Gestão Ambiental já estão planejando uma estratégia para colocar os novos servidores a par dos conhecimentos essenciais nestas áreas, para que possam desempenhar seu trabalho com tranqüilidade e segurança.

A expectativa da Direh é que o próximo concurso público conte com duas mil vagas. A nossa expectativa é que o IOC consiga ampliar o número de vagas, avançando para concretizar o objetivo de compatibilizar as relações de trabalho com as demandas da produção científica do Instituto.


Tania Araújo-Jorge