Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 13/07/2006

 

IOC recebe técnicos do Ministério da Saúde para avaliação preliminar
de Laboratórios de Referência

Como parte das atividades para habilitação dos Laboratórios de Referência, conforme as determinações da Portaria 70/SVS/ 2004, o IOC recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde nos últimos dias 10, 11 e 12 para a realização de uma pré-avaliação. Os laboratórios de referência da Fiocruz-Rio (IOC e IPEC) foram avaliados com objetivo de verificar o andamento da implantação de Sistema de Gestão da Qualidade e da Gestão da Biossegurança.

A equipe avaliadora do Ministério da Saúde era composta por Mário César Althoff e  Maria Clara de Carvalho Miranda, da Coordenação Geral de Laboratórios (CGLAB/DEVE/SVS) e Maria do Céu Borralho e Albuquerque e Sérgio Luíz da Silva, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

No IOC as avaliações foram feitas por agravos . Foram visitados os Laboratórios de Malária, Malacologia, Virologia Comparada, Hepatites Virais, Flavivírus, Vírus Respiratório e Sarampo, Enterovírus, Fisiologia Bacteriana e Enterobactérias. Os laboratórios em obras não foram visitados. Os avaliadores encaminharão o relatório para a VPSRA, mas já declararam que os laboratórios estão no caminho correto para atenderem aos requisitos da Portaria 70.

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira