Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 13/07/2006

Convênio de cooperação Fiocruz-França será firmado no Centro de Estudos

O Centro de Estudos do próximo dia 21 receberá mais que o tradicional debate científico das sextas-feiras. Em seguida à palestra Doença de Chagas, doença do Brasil: ciência, saúde e nação (1909-1962), que será apresentada a partir das 10 horas pela dra. Simone Kropf, da Casa de Oswaldo Cruz (COC), o Centro de Estudos do IOC recebe o Seminário Internacional Brasil/França, realizado em parceria com a Assessoria de Cooperação Internacional (ACI). O seminário, que começa às 11 horas, apresenta a mesa redonda Cooperação Brasil-França em Saúde: Passado, Presente e Futuro.

O evento tem início com as apresentações de Paulo Buss, presidente da Fiocruz, da direção do IOC e de Hugues Goisbault, Cônsul da França no Rio de Janeiro. Nísia Lima, da COC, apresenta a História da cooperação Brasil-França em Saúde e Wilson Savino, pesquisador do IOC, discute a Cooperação Fiocruz-França nos dias Atuais. O tema IRD e cooperação com o Brasil e com a Fiocruz será apresentado por Pierre Sabaté, diretor do IRD no Brasil, e Jean Luc Clement, diretor de relações internacionais do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), apresenta CNRS e cooperação com o Brasil e com a Fiocruz. Também participam da cerimônia Roger Freti, chefe do Escritório do CNRS para a América Latina, sediado no Chile, e Claire Giraud, responsável, em Paris, pela cooperação da CNRS com a América Latina.

Em seguida ao seminário, será assinado o convênio de cooperação científica bi-lateral Fiocruz-CNRS. O acordo, de caráter flexível, tem a peculiaridade de abrir uma ampla gama de modalidades de cooperação científica. Além da implementação de atividades de pesquisa e da publicação conjunta de artigos científicos, o convênio prevê o intercâmbio de pesquisadores, a realização de conferências e seminários e a formação de Laboratórios Internacionais Associados, de Unidades Mistas Internacionais e de Agrupamentos de Pesquisa Internacionais.

A intensidade da cooperação científica entre Fiocruz e França é antiga, e também a relação entre o IOC e a França. Este é mais um marco que aponta para o avanço. O IOC tem a satisfação e o orgulho de fazer parte desta trajetória. Aguardamos todos na semana que vem.

 

Claude Pirmez