Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n0 33 - 14/09/2006

O IOC se prepara para o Congresso Interno

Na próxima semana a Fiocruz estará novamente reunida exercitando a democracia interna: a primeira plenária extraordinária do V Congresso Interno recomendará ao Conselho Deliberativo diretrizes para reestruturação institucional.

O IOC se preparou bastante para esse debate, com as seguintes atividades:

1) Realizamos o II Encontro, em março deste ano, com 150 gestores do Instituto, construindo uma visão de futuro dirigida para a excelência em pesquisa, a pró-atividade no desenvolvimento tecnológico e uma forte inserção em ações e necessidades do Ministério da Saúde, consolidando a posição de que os laboratórios devem ser nossas estruturas básicas para que tal visão de futuro possa ser concretizada. Os participantes do II Encontro anteviram a necessidade de alterações na estrutura departamental, porém condicionadas à construção de matrizes horizontais de coordenações de pesquisa e da modernização e eficiência na gestão administrativa e de infra-estrutura.   

2) Sistematizamos em texto o processo periódico de avaliação e credenciamento de laboratórios, consolidado desde 1991, bem como o processo de distribuição orçamentária segundo a produtividade trienal. Disponibilizados online, estes textos divulgaram tais experiências na Fiocruz e hoje temos a possibilidade de extensão deste processo a toda a instituição.

3) Reunimos periodicamente os delegados, em sistema de discussão aberta à participação de todos os demais interessados, para ler, criticar e debater coletivamente os sucessivos documentos-base fornecidos pela presidência da Fiocruz. Os delegados construíram assim posições consensuais e propostas de contribuição que serão levadas aos diversos grupos de trabalho do Congresso Interno. Na reunião realizada em 12 de setembro, todos os 24 delegados e os 4 suplentes estavam presentes, comprometendo-se com a condução do processo.

4) Reunimos o Conselho Ampliado (chefias de laboratório) e o Conselho Deliberativo (chefias de departamento e representantes de categoria) para informes e debates sobre o andamento da discussão sobre estrutura e para acompanhamento da construção coletiva do novo organograma do IOC, que deverá ser finalizado no mês de outubro.

5) Preparamos o “kit delegado”, com as propostas do IOC de emendas supressivas (parciais ou totais) e aditivas a serem apresentadas.

Portanto, que venha o Congresso. Estamos bem preparados e confiantes de que trará grandes avanços para a modernização do IOC, imprescindível e inevitável no atual contexto da Fiocruz e da ciência nacional.

                Tania Araújo-Jorge e Ricardo Lourenço