Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n0 42 - 16/11/2006

Orgulho de ser IOC

Os resultados do III Encontro do IOC, finalizado no último dia 14, foram uma demonstração da capacidade e a competência do Instituto para enfrentar o momento simultâneo de oportunidade de mudança organizacional Fiocruz e de definição de novas estruturas no IOC.

Ao re-confirmar a opção do Instituto por ter Laboratórios de Pesquisa em sua base operacional, já estruturados desde 1991 e regularmente avaliados por comissão externa, o IOC consolidou a estrutura contemporânea com que vem operando e com a qual se considera seguro para enfrentar seu segundo centenário. Além disso, ao organizar seus laboratórios em áreas temáticas de pesquisa, com destaque para as áreas de doenças infecciosas, alinhadas a demandas e programas de investigação prioritários do Ministério da Saúde expressos em objetivos do PPA (Plano Pluri-Anual), o IOC de certo modo retoma seu compromisso histórico com o “ Estudo de moléstias infecciosas e parasitárias”, estrutura também presente no organograma do IOC desde 1907. Identificamos claramente 19 possiveis áreas temáticas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que serão retrabalhadas no CD-IOC dia 21 de novembro.

As decisões foram majoritariamente consensuais sobre propostas bastante amadurecidas em cinco grupos de trabalho . O resultado foi muito feliz, reforçando ainda mais segurança dos participantes num futuro que se constrói em conjunto. Agradecemos a todos que tornaram possível essa quinta-feira de tranquilidade institucional, confiança no futuro e segurança de que o sonho que se sonha junto pode se tornar de fato realidade. Mais do que nunca, temos todos um grande orgulho de ser IOC.

Tania, Claude, Ricardo e Christian

III Encontro do IOC
encontra decisões consensuais

De 12 a 14 de novembro, o III Encontro do IOC reuniu mais de 100 profissionais do Instituto Oswaldo Cruz na ilha de Itacuruçá para discutir temas fundamentais, como mudanças da estrutura organizacional – o que implica a definição de um novo organograma –, a criação de coordenações horizontais de pesquisa e de novas estruturas de apoio administrativo, além dos critérios de composição do Conselho Deliberativo (CD). As atividades foram desenvolvidas em cinco grupos de trabalho, que debateram cada item segundo um guia comum, consolidando um relatório final que foi submetido a votação na sessão plenária que encerrou o evento no dia 14 (terça-feira). As definições serão encaminhadas para a decisão do CD-IOC no próximo dia 21 de novembro.

A movimentada sessão plenária, que durou mais de cinco horas, foi marcada pela unanimidade em alguns dos principais temas. Em todos os itens, houve decisão consensual de encaminhamento. A dinâmica de votação deu espaço para a defesa de pontos de vista diversificados quanto a cada item. O primeiro item submetido a votação foi a definição da criação da quarta vice-direção do Instituto. Por unanimidade, foi definida a criação das vice-direções de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; de Serviços de Referência e Acervos; de Desenvolvimento Institucional e Gestão; e de Ensino, Comunicação e Informação. Na área de Ensino, foi aprovada a criação de uma coordenação própria para os estágios curriculares e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

A redação final da proposta de criação da rede de apoio administrativo – que inclui a criação de estruturas de gestão condominial para gerenciamento dos prédios, da estrutura de apoio administrativo e de gestão de projetos – foi aprovada por aclamação. A criação das coordenações horizontais de pesquisa também foi aprovada por unanimidade. Foi consenso que a vinculação dos laboratórios às coordenações horizontais será voluntária e que haverá a vinculação mínima a uma coordenação. Também foi decidido por consenso que as áreas devem ter um conselho científico, formado no mínimo pelos chefes dos laboratórios associados e pesquisadores responsáveis por projetos nas respectivas áreas. Mais

GALERIA DE IMAGENS

 

..::CURTAS::..

- Comissão do IOC apresenta experiências em gestão ambiental em congresso
- Inscrições no Programa Tec-Tec até dia 21
- Fiocruz recebe comitiva do consulado norte-americano para visita científica

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br

Imprima PDF
  Arquivo2010