Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 17/08/2006

Fiocruz, parceira da saúde mundial

Na próxima semana a Fiocruz será premiada por sua contribuição à saúde coletiva mundial. A Fundação foi escolhida a melhor do mundo na área de saúde pública pela Federação Mundial das Associações de Saúde Pública (World Federation of Public Health Associations - WFPHA). O prêmio, que reconhece a dedicação de centenas de pesquisadores que atuam ou que já passaram pela Fiocruz, é concedido pela organização não-governamental a cada edição trienal do Congresso Mundial de Saúde Pública.

Os prêmios serão entregues durante a 11a edição do evento, promovido pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), que acontece de 21 a 25 de agosto no Rio de Janeiro em conjunto com o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

Temos orgulho de fazer parte da história da Fundação, que neste momento é reconhecida mundialmente pela única associação internacional que agrega profissionais do amplo campo da saúde pública. Como reflexo deste fato, o prêmio não destaca a contribuição em uma disciplina determinada ou em um campo específico das ciências da vida; nem destaca a pesquisa, o ensino ou a divulgação científica. É um reconhecimento a este conjunto de contribuições diversificadas, que conferem à Fundação a pluralidade que justifica o prêmio.

Estamos orgulhosos, mas apenas a satisfação não basta. Precisamos fazer valer esta premiação. Por isso, este não é só um prêmio. É um compromisso de, a cada dia, nos reafirmarmos como parceiros da saúde mundial.


Claude Pirmez