Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n0 30 - 17/08/2006

 

Campanha de doação de livros mobiliza a Fiocruz

O objetivo é nobre: construir, exclusivamente com livros doados pelos funcionários das 15 unidades da Fiocruz, uma biblioteca dentro do Complexo de Manguinhos. O projeto Uma Biblioteca em Manguinhos, que acaba de ser lançado pela Coordenação de Projetos Sociais da Fundação, será incorporado ao espaço do Projeto Casa Viva. Os exemplares doados estão sendo recebidos na portaria do Castelo. Em breve, caixas de coleta serão colocadas na entrada de vários prédios do campus.

“Se cada um de nós, funcionários da Fiocruz, doarmos um livro, teremos uma biblioteca com, no mínimo, quatro mil exemplares. Foi desta constatação que surgiu a idéia de desenvolver o projeto”, conta Sônia Moreira, coordenadora de projetos sociais da Fiocruz. Neste sentido, a contribuição do IOC é fundamental: o Instituto tem mais de 950 funcionários e cerca de 800 estudantes.

Gutemberg Brito
Os livros - novos ou usados - podem ser entregues
na portaria do Castelo

Não existe restrição para a doação. Livros novos, usados e com os temas mais variados serão bem recebidos. “Muitas vezes ganhamos de presente livros repetidos ou guardamos na estante algum exemplar que já não nos serve mais, mas que pode ser útil para outra pessoa”, a coordenadora ressalta. Mantido pela Fiocruz em parceria com uma organização não governamental estrangeira, o projeto Casa Viva oferece à comunidade de Manguinhos várias atividades de inclusão nas áreas de informática, arte, educação e promoção da saúde e recebe cerca de 350 crianças e jovens a cada semana. “O projeto Casa Viva foi escolhido para abrigar a biblioteca porque é um projeto com carimbo da Fiocruz e seu espaço é freqüentado por toda a comunidade”, Sônia explica.

Segundo a coordenadora, o desafio agora é sensibilizar os funcionários para que o número de doações supere as expectativas. “Precisamos chegar aos corações de todos para que possamos construir uma biblioteca aberta a todos, com boas opções de leitura para a comunidade”, finaliza.

Renata Fontoura

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira