Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 31 - 04/10/2007

Quando a ciência
encontra o público

Pelo quarto ano consecutivo, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia coloca a ciência ao alcance do público, em diversas cidades brasileiras. E o IOC não poderia deixar de participar desta oportunidade de se comunicar com a sociedade. Como uma estratégia de expandir sua atuação, o Instituto participa este ano em duas vertentes.

Integramos as atividades da Fiocruz, pelo Ministério da Saúde, com uma Exposição Itinerante da Coleção Entomológica, especialmente sobre a biodiversidade da Amazônia. Numa aproximação relevante em relação ao Ministério de Ciência e Tecnologia, estamos integrando, pela primeira vez, um estande deste Ministério, onde o IOC está representado pelas atividades de conscientização e prevenção da dengue e da pediculose, com jogos, cartilhas e fascículos da série ComCiência na Escola. No campus de Manguinhos, o IOC vem, como de costume, participando ativamente através de oficinas, seminários e palestras.

Além de levar informação ao público sobre ciência e promoção da saúde, a Semana cumpre o importante papel de mostrar uma vitrine das instituições brasileiras de C&T que têm a transparência e a responsabilidade social como algumas de suas diretrizes. No movimento de estreitar a relação do IOC com a sociedade, nossas expectativas são de consolidar o espaço do IOC no painel de instituições comprometidas com o social, valendo-se especialmente de iniciativas ligadas à comunicação de suas ações.

Tania e Elizabeth

Estudos avaliam focos preferenciais do Aedes aegypti e seu papel na direção do vôo do mosquito
Fêmeas do mosquito apresentaram tendência de deslocamento para áreas com
maior concentração de seres humanos e caixas d'água e tonéis, estes
últimos identificados como os criadouros mais produtivos
 

Pesquisadores do IOC investigaram em campo a produtividade de criadouros do Aedes aegypti e sua influência sobre a dispersão do mosquito. Os resultados, publicados nas Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, indicaram que o vôo da fêmea é direcionado a criadouros mais produtivos. O objetivo do estudo é subsidiar estratégias mais eficientes para o controle da dengue. Mais

Img
IOC fatura 7 prêmios durante Reunião de Iniciação Científica e Jornada de Pós-Graduação da Fiocruz
Crianca

Com o tema Novas fronteiras da educação e saúde, a X Jornada Científica de Pós-Graduação e a XV Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz integraram alunos, docentes e pesquisadores no campus da Fundação entre os dias 2 a 4 de outubro. O principal objetivo dos eventos é o intercâmbio técnico-científico e a difusão da produção docente e discente da Fundação. Sete bolsistas do IOC foram contemplados pelas premiações. Mais

..::CURTAS::..

 

-Aberto processo seletivo para cursos no IOC em 2008

- IOC aprova 15 projetos em editais da Faperj

- Em outubro, Centro de Estudos discute doenças cardio-vasculares, hepatite C e doença de Chagas

- CNPq apóia recursos humanos em biotecnologia

- Instituto Pasteur e Conservatório Nacional de Artes e Ofícios da França oferecem curso de mestrado em saúde pública

 

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br.

  Arquivo2010