Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 27 - 06/09/2007

 

Curso explora a criatividade na redação de textos científicos
Inscrições estão abertas para pesquisadores e estudantes até dia 14 

A criatividade faz toda a diferença em uma narrativa: dinamiza as informações, encanta e cativa o leitor. E o texto científico não escapa desta condição. Mas como alcançar a criatividade – que, à primeira vista, pode parecer uma qualidade inata? Algumas dicas e exercícios podem ajudar a estimular esta capacidade. O curso Escrita criativa para texto científico: o modelo narrativo com base de autoria para o ensino de ciências e para a produção do texto científico, realizado pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), tem justamente este objetivo.

Com início previsto para o dia 17 de setembro (segunda-feira), o curso, que tem duração de aproximadamente 45 horas, será ministrado pela educadora Sônia Rodrigues, pesquisadora-visitante da Universidade Federal Fluminense (UFF). Podem participar pesquisadores e estudantes de pós-graduação de todas as unidades da Fiocruz. As inscrições estão abertas até 14 de setembro.

“Através de oficina permanente, o curso apresenta o algoritmo da narrativa para o aprimoramento da competência leitora e da organização e expressão dos dados de pesquisa, em linguagem escrita”, Sônia explica.Um leitor ou espectador mais experiente no contato com o modelo narrativo lê de maneira diferente daquele que tem menos contato ou conhecimento a respeito de como se produz uma obra. O efeito da diferença não está no valor da compreensão, mas na competência transversa de produzir. Aquele que sabe como se faz um texto, sabe avaliar e sabe produzir o seu próprio texto”, ressalta.

Entre as atividades programadas para o curso, estão a produção de textos narrativos e de conhecimento específico, que serão discutidos entre os participantes.  “Incorporar a leitura da narrativa e o exercício orientado da expressão escrita às práticas de aulas e atividades de pesquisa provoca uma melhora significativa no desempenho dos participantes do curso”, a educadora avalia.

Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas através do email disciplina@ioc.fiocruz.br. Na mensagem, o candidato deverá informar seus dados pessoais, vínculo institucional e contatos. Também deve encaminhar um breve histórico das motivações para fazer o curso. Será feita seleção caso o número de inscrições exceda o número de vagas.

Renata Fontoura
06/09/2007

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira