Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 7 - 16/04/2007

 

OS 4 ALICERCES DA MUDANÇAS

1) A reforma administrativa

A reforma nos setores administrativos tem como objetivo aperfeiçoar os procedimentos e fluxos da gestão administrativo-financeira do IOC. Sua necessidade foi apontada desde o I Encontro do IOC (2003), era compromisso de campanha da atual diretoria (eleita em maio de 2005), foi debatida no I Encontro de Administração e amplamente defendida no II Encontro do IOC (março de 2006).

Genilton Vieira
Mesa I  Encontro
O I Encontro do IOC apontou a necessidade
da reforma administrativa

O processo está sendo conduzido pela vice-diretora  de Desenvolvimento Institucional e Gestão, Claude Pirmez, apoiada pelo Coordenador de Administração do IOC, José Damasceno Fernandes, e por consultores como Paulo Figueiredo (FGV), Paulo Barcellos (BNDES) e Plínio Senra (Embratel). A metodologia utilizada tem base no Planejamento Estratégico Situacional, participativo e com construção compartilhada de diagnósticos e proposições.

Rodrigo Ávila
IADM
O I Encontro de Administração do IOC reuniu
120 profissionais da área de gestão

Oficinas de trabalho com chefes de laboratório, de departamento e funcionários dos Serviços Administrativos identificaram as necessidades e propuseram soluções. A reforma parte do pressuposto de que é necessária ampla participação de profissionais administrativos do IOC para um real engajamento, motivado, que assegure compromisso com a missão institucional e segurança para o processo de mudança. O II Encontro de Administração do IOC, que será realizado entre 24 e 26 de abril, será mais um passo neste processo.

Gutemberg Brito
II Encontro de Administração
Profissionais administrativos alocados nos laboratórios e na Coad participaram das oficinas que consolidaram os fluxos de trabalho

Instrumentos como questionários entrevistas individuais, grupos de trabalho e encontros para a construção de fluxos padronizados, pretendem superar problemas como o re-trabalho e a lentidão. O objetivo é mapear desafios e construir coletivamente soluções, conciliando a experiência e as propostas dos profissionais administrativos às necessidades e expectativas dos pesquisadores e técnicos. A diretoria tem confiança de que assim, será possível avançar para a  capacitação da nossa força de trabalho de apoio administrativo e para o aproveitamento inteligente  dos profissionais nas novas funções e atividades em processo de construção.

Gutemberg Brito
Pré Encontro de Administração
O encontro preparatório, em 4 de abril, deu início às discussões que serão desenvolvidas no II Encontro de Administração

A diretriz de modernização da gestão administrativa atende às necessidades do IOC, ao mesmo tempo em que corresponde às diretrizes da Fiocruz e do Ministério da Saúde, uma vez que o ganho em eficiência, eficácia e efetividade são imperativos morais e políticos da gestão no serviço público, controlada e auditada pelo Ministério Público e outros órgãos de controle CGU e TCU. Com ou sem qualquer mudança organizacional, a reforma administrativa teria que ser conduzida e seu ritmo é necessariamente o mais rápido que o IOC conseguir alcançar, pois esse ganho em eficiência é um anseio antigo.

 

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br