Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 28 - 13/09/2007

 

Seminário dedicado às famílias Simuliidae e Chironomidae tem início na próxima semana

Na próxima semana, entre os dias 19 e 21 de setembro, serão realizados o VI Encontro Brasileiro sobre Taxonomia e Ecologia de Chironomidae e o III Simpósio Latino Americano sobre Simuliidae. O evento reunirá a comunidade científica que se dedica ao estudo das famílias Simuliidae, cujos representantes são conhecidos popularmente no Brasil como borrachudos ou piuns, e Chironomidae, que inclui insetos de importância ecológica por sua utilização como bioindicadores.

Ana Carolina dos Santos Valente/Lab. de Simulídeos e Oncocercose
imagem
A família Chironomidae inclui insetos de importância ecológica por sua utilização como bioindicadores

Os simulídeos são os vetores da oncocercose, doença causada pela filária Onchocerca volvulus, conhecida como cegueira dos rios. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 123 milhões de pessoas vivem em áreas endêmicas no mundo todo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 13 mil pessoas vivem sob risco de serem
infectadas – a maioria em território Yanomami, em Roraima. Já os quironomídeos são fundamentais, por exemplo, para os estudos relativos ao impacto da construção de hidrelétricas.

Palestras e mesas-redondas de abordagem multidisciplinar discutirão temas relacionados à integridade dos recursos hídricos e ao conhecimento das espécies de simulídeos e quironomídeos. Além de especialistas brasileiros, o encontro receberá convidados de países como Argentina, Canadá, Colômbia, Inglaterra, México, Noruega e Venezuela. Apresentações orais e de painéis também fazem parte da programação.

O evento acontece no campus da Fiocruz em Manguinhos (auditório do Museu da Vida), e as inscrições podem ser feitas até a data da abertura do evento pelo site www.ioc.fiocruz.br/ebcelas, que também disponibiliza a programação completa.

Renata Fontoura
13/09/2007

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira