Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 28 - 13/09/2007

 

Workshop dá inicio a treinamento sobre genômica funcional

Durante o mês de setembro, mais de cem pesquisadores e estudantes de pós-graduação participam do Workshop e Curso de Genômica Funcional – Análise em larga escala da expressão gênica, realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) em parceria com o Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para a Saúde (PDTIS) da Fiocruz. O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre plataformas desenvolvidas nos últimos anos para facilitar a manipulação e avaliação de conjuntos de dados genômicos.

O Workshop, primeira etapa do treinamento, aconteceu no início desta semana, nos dias 10 e 11, e contou com apresentações e discussões sobre a atual situação e perspectivas de uso das plataformas técnicas. Cerca de 70 participantes debateram temas como limitações e expectativas relacionadas à área e à era pós-genômica. Já o curso, segunda etapa das atividades, acontece entre os dias 12 e 21 de setembro e conta com aulas teóricas e práticas de laboratório em tempo integral sobre genômica funcional. A análise de microarranjos de DNA – que permitem a integração entre os dados da identificação de genes com sua expressão em diferentes situações biológicas – é uma das atividades programadas para os 40 alunos participantes.

Além do IOC, o Centro de Pesquisas René Rachou e o Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz, unidades da Fiocruz em Minas Gerais e Bahia, respectivamente, e parceiros como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional de Câncer também participam do treinamento.

Renata Fontoura
13/09/2007

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira