Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 28 - 13/09/2007

 

Gestão da Qualidade de Laboratórios Clínicos é tema de capacitação em biossegurança

Iniciado nesta segunda-feira, dia 10, o módulo Gestão da Qualidade de Laboratórios Clínicos do II Curso de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), que acontece até sexta-feira, apresenta aos 73 alunos os requisitos técnicos e de gestão necessários à implantação do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial. A oportunidade é oferecida pela Comissão Interna de Biossegurança do IOC (CIBio/IOC) e tem por objetivo aprimorar as atividades realizadas nos laboratórios do Instituto, minimizando riscos à saúde do homem, dos animais, do ambiente e à qualidade da pesquisa.

Gutemberg Brito
Img
A professora Ana Beatriz Moraes apresenta aos alunos os requisitos técnicos e de gestão necessários à implantação do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial no IOC

As aulas ministradas pela especialista Ana Beatriz Moraes, da Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente da Fiocruz, são baseadas nas normas NIT DICLA 083/01 do INMETRO e NM ISO 15189 da ABNT e destacam, entre os requisitos técnicos, exigências relacionadas a acomodações e condições ambientais, procedimentos analíticos, equipamentos laboratoriais, laudos e comportamento ético. No âmbito da gestão, são debatidas questões relativas a estrutura organizacional, definição de responsabilidades, documentação e necessidade de monitoramento periódico de instrumentos, reagentes e sistemas analíticos.

Para dar continuidade à iniciativa, a CIBio/IOC promoverá, na primeira semana de novembro, um módulo complementar de gestão da qualidade, específico para laboratórios de pesquisa.  

Bel Levy
13/09/2007

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira