Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 24 - 16/08/2007

 

Sepse é tema de evento internacional

Estão abertas até 4 de setembro as inscrições para o XI Congresso de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro/ SEPSE 2007 e I Workshop Internacional em Segurança do Paciente. Promovido pela Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro com apoio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), o evento será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro no Rio de Janeiro. A Terapia Intensiva e a Sociedade é o tema central do congresso, que tem como público alvo a comunidade científica que se dedica ao estudo da terapia intensiva e profissionais que atuam na assistência ao paciente crítico. Pesquisadores do IOC participam como conferencistas e organizadores.

Gutemberg Brito
Sepse

Linhas de pesquisa relacionadas à sepse são desenvolvidas no Laboratório de Imunofarmacologia do IOC

Discussões temáticas abordarão diferentes tópicos da especialidade, como nutrição, neurointensivismo e cardiointensivismo, ventilação mecânica e infecção. A programação também inclui a abordagem dos conhecimentos relacionados à sepse – síndrome que envolve a resposta inflamatória generalizada do organismo a um processo infeccioso –, que apresenta uma mortalidade de cerca de 50% no Brasil, sendo a principal causa de morte nas unidades de terapia intensiva (UTI) em todo o mundo.

“Para ter uma idéia da importância do tema, nos EUA o número de mortes por sepse é igual ao número de mortes por infarto agudo do miocárdio, uma das maiores mazelas da sociedade ocidental. O problema gera um custo para o sistema de saúde em torno de 15 bilhões de dólares anuais. Neste tema, aspectos de pesquisa básica, pesquisa clínica, terapêutica e abordagem multidisciplinar do paciente serão largamente discutidos ao longo do congresso”, explica o pesquisador Hugo Caire, chefe do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC e presidente do SEPSE 2007.

Na lista de conferencistas já confirmados estão especialistas nacionais e internacionais de países como Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica e Chile. Eduardo Tibiriçá, chefe do Laboratório de Farmacologia Neuro-Cardiovascular, e Alberto Dávila, do Laboratório de Biologia Molecular de Tripanossomatídeos, ambos do IOC, são palestrantes convidados. “Prestigiaremos os especialistas nacionais, especialmente os regionais, respeitados por sua experiência e conhecimento amplo de nossos problemas locais”, ressalta Hugo.

As inscrições podem ser feitas online em http://www.sotierj.com.br

 

Renata Fontoura

 

 

 

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira