Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 24 - 16/08/2007

 

Workshop aborda taxonomia e genômica comparativa de bactérias

Organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e chancelado pelo Centro Internacional para Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB, na sigla em inglês), está sendo realizado até 17 de agosto o 2º Workshop on Comparative Microbial Genomics and Taxonomy. O treinamento, iniciado no dia 11, tem como objetivo principal apresentar ferramentas e aprofundar conhecimentos relacionados à taxonomia microbiana, sua diversidade e a pesquisa comparativa entre os genomas, numa oportunidade sem precedentes no Brasil.
 
Em função do programa de apoio a cursos internacionais da vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, esta edição do workshop permite que 10 alunos dos programas de pós-graduação do IOC estejam entre o seleto grupo de 20 pesquisadores que participam do evento. Todos passaram por um criterioso processo de seleção, que teve cerca de 150 inscritos. “O tema é atual e relevante por estar relacionado ao avanço de pesquisas ligadas à biodiversidade, principalmente microbiana. Além disso, aborda novos métodos como a taxonomia eletrônica”, ressalta a pesquisadora Ana Carolina Paulo Vicente, chefe do Laboratório de Genética Molecular de Microorganismos do IOC e uma das organizadoras do workshop. “Os alunos do IOC estão tendo a mesma oportunidade que os pesquisadores participantes. Além do Brasil, países como Uruguai, Peru, México, Cuba, Costa Rica e Polônia garantiram seus representantes”, sintetiza.
 
As aulas teóricas e práticas acontecem na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia, localizado no município de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro, que juntamente com a UFRJ e FIOCRUZ faz parte do grupo que organizou e apóia o evento.

Renata Fontoura

 

 

 

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira