Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 32 - 18/10/2007

 

A biossegurança na manutenção e alienação de equipamentos

Além da atenção à biossegurança nas rotinas diárias em laboratórios, é importante adotar estes procedimentos também na manutenção e alienação dos equipamentos. Este cuidado minimiza os riscos para os funcionários responsáveis pela manutenção ou pelo transporte dos aparelhos, que não estão cientes dos riscos aos quais podem estar submetidos e não sabem quais os equipamentos de proteção adequados para cada serviço, como luvas, máscaras e jalecos, entre outros.

Gutemberg Brito
Procedimentos básicos minimizam riscos para os funcionários responsáveis pela manutenção e transporte de aparelhos

 

Antes de ser enviado para manutenção ou removido para alienação, a Comissão de Biossegurança Interna do IOC recomenda que todo equipamento utilizado nos laboratórios, incluindo computadores, freezeres e aparelhos de ar condicionado, devem ser limpos e higienizados de forma específica. Filtros de cabines de segurança biológica e de aparelhos de ar condicionado devem ser higienizados e descartados separadamente, como lixo hospitalar, assim como as geladeiras devem ser limpas com detergente e depois soluções de hipoclorito de sódio. 

Em caso de acidentes, a lei determina que o responsável pelo laboratório pode sofrer punições que vão desde multas até prisão. Quem tiver dúvidas sobre o procedimento correto de higienização do material antes de realizar sua manutenção ou alienação, pode entrar em contato com a CIBio/IOC pelo email cibioioc@ioc.fiocruz.br.

Marcelo Garcia

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira