Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 29- 20/09/2007

 

Sucesso em editais: desafios e comemorações
 
Temos vivido dias de boas notícias para o IOC. Na semana passada, aprovamos dois projetos no edital Difusão e Popularização da C&T e mais seis no edital Treinamento e Capacitação Técnica (TCT). Ontem, mais motivos para comemorar: dois projetos aprovados no edital Apoio às Instituições de Pesquisa Sediadas no Estado do RJ, da Faperj.

Nestes dois últimos editais citados, o IOC foi a única unidade da Fiocruz que alcançou aprovação. Isso demonstra não simplesmente nossa capacidade de captar recursos, mas nosso compromisso em elaborar projetos de fato relevantes para a ciência nacional, em sintonia com as prioridades da saúde pública brasileira, e nossa credibilidade junto às agências de fomento. Para ampliar nossa competitividade na captação de recursos e garantir espaço ao IOC nos editais mais relevantes do país, as Áreas de Pesquisa vêm trabalhando fortemente no "garimpo" das melhores oportunidades, que são disponibilizadas nas comunidades virtuais de cada área. O volume de recursos para pesquisas em saúde vem crescendo com a atual Política de Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito federal (vários ministérios) e estadual. Competir por recursos nesse ambiente crescente de oportunidades é o desafio dos Laboratórios do IOC por meio de suas Áreas de Pesquisa.
 
Estamos todos orgulhosos e, para fazer justiça, gostaríamos de citar aqui todos os contemplados nestes três editais. No edital Difusão e Popularização da C&T, Gutemberg Gomes Alves (Laboratório de Biologia Celular), foi contemplado com o projeto Célula Adentro: Um Jogo Investigativo para Difusão de Biologia Celular e Molecular, e Marcelo Pelajo (Laboratório de Patologia) teve aprovado o projeto Museu da Patologia online: proposta de criação de um site de divulgação das informações contidas em três importantes Coleções Científicas da Fiocruz. No edital Treinamento e Capacitação Técnica (TCT), foram contemplados Elisa Cupolillo (Laboratório de Pesquisas em Leishmaniose), Hugo Caire de Castro Faria Neto (Laboratório de Imunofarmacologia), Rita Maria Ribeiro Nogueira (Laboratório de Flavivírus), Yara Maria Traub-Cseko (Laboratório de Biologia Molecular de Tripanossomatídeos), Elizabeth Pereira Sampaio e Euzenir Nunes Sarno (Laboratório de Hanseníase). No edital Apoio às Instituições de Pesquisa Sediadas no Estado do RJ, foram aprovados os projetos Usando a Biologia de Sistemas e "Grid" para a Identificação e Análise de Alvos para Desenvolvimento de Fármacos e Diagnósticos, de Alberto Martin Rivera Dávila (Laboratório de Biologia Molecular de Tripanossomatídeos), e Mecanismos Celulares e Moleculares na Sepse de Origem Pulmonar, Pneumonias e na Lesão Pulmonar Aguda e Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, de Hugo Caire de Castro Faria Neto (Laboratório de Imunofarmacologia).
 
A eles e elas, e a todos os outros que agregam à tarefa científica a capacidade de propor novos projetos, nossos agradecimentos e nosso apoio.

 

Christian Niel