Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 29 - 20/09/2007

 

Seminário debate divulgação científica para público infanto-juvenil na próxima semana

Pesquisadores de destaque da Austrália, Reino Unido, Espanha, Canadá e Brasil participam de 24 a 27 de setembro do seminário Ciência & criança: A divulgação científica para o público infanto-juvenil, numa iniciativa do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (COC) em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC). O evento é voltado para professores, museólogos, jornalistas, educadores e outros profissionais que atuam como divulgadores de ciência. O evento gratuito acontece no auditório do Museu da Vida e não é necessário fazer inscrição prévia.

Gutemberg Brito
Criança
Temas discutidos no seminário serão colocados em prática no evento Ciência no Parque, que reunirá atividades desenvolvidas por instituições que atuam na divulgação da ciência para jovens e crianças.

Estão confirmadas as participações de Jorge Wagensberg, diretor do Museu Cosmo La Caixa de Barcelona, de Jane Elizabeth Morrey-Jones, do London Science Museum do Reino Unido e da canadense Pauline Finn, diretora de Community Outreach/centro de ciência TELUS World of Science, com tradução simultânea em suas palestras. Além disso, o australiano Simon Torok, veterano em divulgação científica que atua na Communication and Marketing Manager - Marine and Atmospheric Research, discutirá os desafios de falar sobre mudanças climáticas para o público infantil.

No dia 27, os temas discutidos no seminário serão colocados em prática durante o Ciência no Parque, que reunirá atividades desenvolvidas por mais de 20 instituições que atuam na divulgação da ciência para jovens e crianças. A oportunidade é especial: o Museu de Ciência de Londres traz pela primeira vez ao Brasil a atividade Botando as Tripas Pra Fora, uma aventura por dentro do corpo humano. Os visitantes poderão participar de uma pescaria de microorganismos, conhecer a atividade dos cientistas através da observação ao microscópio, produzir seu próprio livro animado, descobrir o átomo, o DNA e astronomia. A diversão continua com desenhos animados, contação de histórias, jogos multimídia e teatro de fantoches, além de sala de jogos com quebra-cabeça, jogo da memória e jogos de tabuleiro.

A iniciativa é uma parceria do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (COC) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não-Formal e Divulgação em Ciência da Universidade de São Paulo e do British Council. A atividade é preparatória para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro. Mais informações e a programação completa estão disponíveis em www.museudavida.fiocruz.br/nestudos.

Renata Fontoura
20/09/2007

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira