Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 16 - 21/06/2007

 

Capacitação inicia atividades do Projeto Excelência na Gestão do IOC

Reunidos no início desta semana com o objetivo de aprimorar os processos de gestão do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), 32 profissionais participaram da capacitação que deu inicio às atividades do Projeto Excelência na Gestão do IOC. O treinamento, realizado entre os dias 18 e 20, teve como base o padrão do Projeto Excelência na Pesquisa Tecnológica da  Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) e foi ministrada pelo consultor da Abipti Helio Nehrer.

Fotos:Gutemberg Brito
Helio Nehrer
O consultor da Abipti Helio Nehrer acumula 26 anos de experiência profissional nacional e internacional dedicados à área de qualidade e gestão

A oportunidade, primeira de um ciclo que contará com mais uma turma entre os próximos dias 26 e 28, incluiu a apresentação de modernos conceitos de gestão, que fazem parte do modelo do Prêmio Nacional de Qualidade – considerado o mais completo referencial sobre gestão empresarial disponível nos mercados nacional e internacional -, além de exercícios e atividades em grupo. A idéia é que estes princípios sirvam de subsídios às ações para a modernização da gestão institucional no IOC, visando o aumento da competitividade institucional

Participante do treinamento e recém concursada, a chefe da Secretaria Acadêmica do IOC, Gláucia Guarani, encontrou na capacitação a chance de comprovar na teoria o objetivo perseguido empiricamente na rotina diária de trabalho. “Confirmei o grande vigor do IOC, enquanto instituição pública, em aperfeiçoar aspectos que dizem respeito à qualidade da gestão, utilizando exemplos bem sucedidos da área privada. Além disso, pude reforçar com a teoria o que buscamos empiricamente no dia-a-dia”, avalia.

Abipit
Exercícios e atividades em grupo reforçaram os conceitos de gestão apresentados aos participantes

A iniciativa contou com o apoio da Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz e se estendeu a FarManguinhos e a BioManguinhos, que participaram com representantes. Profissionais do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) também confirmaram participação na próxima turma do treinamento, impulsionando o intercâmbio entre áreas de gestão de diferentes unidades da Fiocruz.

Renata Fontoura

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira