Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 04 - 22/03/2007


Compromisso com a saúde renovado no Planalto

Um sanitarista da Fiocruz no Ministério da Saúde. Foi com esta boa notícia que começamos a semana. José Gomes Temporão, com uma trajetória de dedicação à Fundação e à saúde brasileira, assumiu o cargo de ministro deixando em todos nós, da Fiocruz, a sensação de compartilhar sem medo uma enorme responsabilidade: o dever de transformar a saúde no Brasil, nessa oportunidade inédita que o governo Lula nos possibilita.

A presença de diversos dirigentes da Fiocruz e suas Unidades na posse de Temporão, no dia 19, em Brasília, traduziu a relevância histórica daquele momento. Tive a satisfação de representar o IOC, levando ao novo ministro o abraço dos cientistas e funcionários do Instituto e colocando a inteligência e os serviços do IOC à disposição para colaborar para o sucesso na gestão do Ministério e a melhoria da saúde dos brasileiros.

Em discurso, Temporão reuniu anseios que compartilhamos – a necessidade de nos anteciparmos aos determinantes, em lugar de buscarmos contornar as conseqüências nos problemas de saúde pública; o compromisso de pensar a saúde como um bem e um projeto social; e os objetivos de fortalecer o papel do MS em relação à pesquisa, inovação e desenvolvimento científico e tecnológico e de ampliar ações de educação da população sobre saúde.

Com lucidez, apontou a necessidade de soluções intersetorias para resolver a questão da saúde pública, tendo a redução da pobreza como ponto em comum. Principalmente, compartilhamos com o novo ministro a confiança no futuro do Brasil.

Se a indicação de Temporão foi a novidade da semana, nos enchendo da expectativa de realização de ideais, para os próximos anos nos resta o compromisso de trabalhar juntos para que esta seja a melhor notícia que já houve na saúde brasileira.

Tania Araújo-Jorge

 

Identificadas espécies causadoras da leishmaniose cutânea no Acre

Um estudo pioneiro investigou a diversidade de espécies de agentes etiológicos causadores da leishmaniose cutânea no Acre. Este é o primeiro passo para o entendimento da eco-epidemiologia da doença no Estado, que entre 1980 e 2003 apresentou um crescimento de 41 para 1298 casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. A pesquisa, desenvolvida pelo IOC, analisou por métodos clínicos e moleculares amostras de 50 pacientes e registrou a presença das espécies Leishmania braziliensis, Leishmania lainsoni, Leishmania guyanensis. Um fato curioso foi a identificação de uma forma híbrida entre as espécies L. naiffi e L. lainsoni. Mais

Substância estudada pelo IOC é aceita por grupo internacional como candidata a microbicida anti-HIV

A iniciativa do IOC para a produção de um microbicida anti-HIV, parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Ataulpho de Paiva, acaba de receber reconhecimento internacional: a substância eleita para realização da pesquisa - caracterizada como um dolabeno diterpeno, obtido a partir de algas - foi a única proposta latino-americana aceita pela Aliança para o Desenvolvimento de Microbicidas, organização internacional apoiada pela Fundação Bill & Melinda Gates, como um candidato potencial à produção de um microbicida. Mais

..::CURTAS::..

Pesquisadores discutem doenças reemergentes
Os pesquisadores do IOC Hermann Schatzmayr e Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro serão os entrevistados do programa especial sobre o tema Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas transmitido pelo canal de televisão Rede Vida. Waldenir de Bragança, presidente da Sociedade Brasileira de Higiene, também participa da entrevista. O programa vai ao ar no próximo dia 28 (quarta-feira), às 22h.

Proteômica é tema de palestra no Centro de Estudos amanhã
A Proteômica na Fiocruz: Contribuições do Laboratório de Toxinologia do IOC é o tema da palestra do pesquisador Jonas Perales, chefe do laboratório, no Centro de Estudos desta sexta-feira, dia 23. Às 10h, no auditório do Pavilhão de Cursos.

Congresso Internacional de Imunologia prorroga prazo para submissão de trabalhos
Foi prorrogado até 21 de julho o prazo para submissão de trabalhos para o XIII Congresso Internacional de Imunologia, que será realizado de 21 a 25 de agosto, no Rio de Janeiro. Informações em www.immunorio2007.org.br

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia abre inscrições
A Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia (RECyT) do Mercosul e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) abriram inscrições para estudantes e pesquisadores para apresentação de trabalhos na área de Tecnologias para Inclusão Social, de modo a concorrer à premiação de 2007. Inscrições até 30 de março (categorias “Jovem Pesquisador” e “Integração”) e 30 de abril (“Iniciação Cinetífica”). O regulamento completo está disponível em www.unesco.org.br/premiomercosul

 

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br.

  Arquivo2010