Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 10 - 26/04/2007

 

Documentário brasileiro sobre Aedes aegypti ganha mais um reconhecimento internacional, desta vez em Atenas

Acumulando reconhecimentos internacionais desde a premiação no festival internacional de cinema científico Mif-Sciences, em junho de 2006, o documentário O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti: para combatê-lo é preciso conhecê-lo (assista clicando aqui), produzido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), ganhou mais um prêmio internacional. Desta vez foi no Festival Internacional de Cinema Científico de Atenas, que aconteceu de 17 a 22 de abril na Grécia. O documentário, que mescla imagens reais e virtuais para retratar o ciclo de vida do Aedes aegypti, foi apresentado no primeiro dia do festival.

O Festival Internacional de Cinema Científico de Atenas está em sua segunda edição e foi, em 2006, o primeiro festival científico na área de audiovisual neste país. É promovido pelo Centro de Design Industrial Aplicado (CAID, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos que conta com uma rede de colaboradores na Bélgica, França, Reino Unido e Portugal, entre outros países. A edição de 2006 demonstrou um forte interesse do público por temas ligados à pesquisa científica, levando à realização da edição de 2007.

De Senegal e Dinamarca ao Canadá e Japão, passando por Nova Zelândia e Áustria, o festival exibiu 80 filmes de 18 países, tratando 17 temas científicos. Apenas 7 produções foram premiadas. Seis categorias foram premiadas: conteúdo científico, inovação, arte, tecnologia, comunicação e fotografia. A sétima categoria, uma distinção especial, foi concedida ao documentário brasileiro. Segundo os organizadores, a premiação foi conferida ao documentário por sua “combinação excepcional de imagens virtuais, documentário e música”.

A trajetória internacional do documentário começou com a conquista da segunda colocação no Festival Mfi-Science, em Cuba, concorrendo com 116 produções audiovisuais de diversos países. Única produção brasileira a participar do 15º Festival de Cinema sobre Medicina, Saúde e Telemedicina (VIDEOMED), realizado em novembro na Espanha, onde ganhou menção honrosa, o filme também foi exibido na jornada de cinema científico da Associação Espanhola de Cinema Científico (ASECIC) e na 2º Conferência Internacional EMTECH / 44º Festival Internacional TECHFILM, realizada em março em Praga, na qual foi novamente premiado com a menção honrosa.

Saiba mais sobre o Festival Científico de Atenas na página do evento, em http://www.caid.gr/isffa.

Gustavo Barreto

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira