Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 35 - 29/11/2007

 

Workshops promovem a estruturação de Áreas Temáticas de Pesquisa do IOC

Dando continuidade ao processo de estruturação das Áreas Temáticas de Pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), foram realizados na última semana os workshops das áreas de pesquisa em Doenças Bacterianas e Fúngicas e em Genômica Funcional e Bioinformática. Durante as reuniões, representantes dos laboratórios ligados a cada área apresentaram as principais atividades científicas desenvolvidas, os resultados obtidos e os futuros objetivos. 

Gutemberg Brito
Representantes de laboratórios do IOC ligados a genômica funcional participam de workshop

O primeiro workshop, realizado na quarta-feira (dia 21), reuniu 25 pesquisadores de 10 laboratórios do IOC que desenvolvem pesquisas com doenças bacterianas e fúngicas. Foram apresentados temas referentes a imunologia, epidemiologia, diagnóstico, tratamento clínico e estudo de resistência a drogas através de métodos tradicionais e moleculares para o estudo e o diagnóstico de microrganismos de grande importância para a saúde pública.

No dia 23 , foi a vez dos pesquisadores ligados à Área de Genômica Funcional e Bioinformática se encontrarem. O grupo de 26 pesquisadores, que integram 15 laboratórios do IOC, inclui profissionais envolvidos com bioinformática, genômica evolutiva, genômica comparativa, biologia estrutural e regulação da expressão gênica. Foram apresentados trabalhos de elaboração de algoritmos e bancos de dados - importantes para o desenvolvimento de pesquisas científicas - e estudos sobre aspectos genéticos relacionados a diversas enfermidades, como fibrose cística, doenças neuromusculares degenerativas, dengue, leishmaniose, câncer e tuberculose.

 

 

 

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira