Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 05- 29/03/2007

Encontro dos profissionais administrativos do IOC terá segunda edição em abril

Em 1º de setembro de 2005, o I Encontro Administrativo do IOC reuniu os mais de 150 profissionais desta área que atuam no Instituto para identificar problemas e discutir alternativas de solução. Para sua segunda edição, que será realizada em abril, o evento mantém a expectativa de atuar como um fórum de debate participativo, mas traz uma proposta mais ousada: constituir um momento de reformulação dos procedimentos administrativos no IOC, criando condições para o início da implementação da nova estrutura que há meses vem sendo gestada nas diversas instâncias consultivas e decisórias do Instituto.

No II Encontro do IOC, há exatamente um ano, foi consensuado que a mudança de estrutura deveria estar “condicionada ao fortalecimento do apoio administrativo e de infra-estrutura”. Este dado dá visibilidade a um fato que raramente os profissionais que não são da área administrativa conseguem discernir: o fato de que o setor administrativo é crítico; é o ponto de solidez que nos permite ter a confiabilidade de que a estrutura funcionará.

O espírito que anima a conclusão do II Encontro do IOC ganhou corpo em uma proposta consolidada durante o III Encontro e corroborada pelo Conselho Deliberativo: a criação das estruturas de apoio  a laboratórios, a projetos e condominial. Desde janeiro, representantes dos profissionais de administração – tanto aqueles lotados na COAD quanto aqueles que atuam em laboratórios – vêm se reunindo conosco para gerar um diagnóstico minucioso da situação.

Processos de baixa eficiência, fluxos de trabalho pouco integrados, processos não articulados entre si, subutilização da capacidade profissional, freqüente retrabalho e dificuldade de acesso ao conhecimento foram apontados como problemas unânimes. O desafio, então, era superar o personalismo sinalizado como obstáculo ao desempenho homogêneo das atividades, gerando organogramas funcionais que compilam os principais fluxos de gestão administrativa no IOC. Foram horas e horas de trabalho artesanal para documentar os caminhos, ações e soluções que, até o momento, estavam isolados na rotina individual de cada profissional.

O II Encontro Administrativo é o momento de compartilhar este esforço de consolidação de fluxos, buscando agregar contribuições. O objetivo é liberar o pesquisador para exercer exclusivamente sua função de pesquisa, desobrigando-o da necessidade de acumular tarefas administrativas e de gestão, ao mesmo tempo em que se confere maior eficácia aos profissionais administrativos para desempenhar seu papel com mais agilidade e competência.

Três pontos são fundamentais neste processo: a pluralidade da discussão, o compromisso de crescente capacitação profissional e a certeza de uma mudança segura e tranqüila. O II Encontro de Administração é o fórum privilegiado para estas reflexões. Contamos, cheios de entusiasmo, com a participação consistente dos profissionais de administração do IOC.

Claude Pirmez