Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 14 - 31/05/2007

GALERIA DE IMAGENS

Posse do novo Conselho Deliberativo foi destaque na comemoração dos 107 anos do IOC

A comemoração dos 107 anos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) na última sexta-feira, dia 25, reuniu cerca de 200 pessoas entre pesquisadores, alunos e representantes de outras unidades da Fiocruz e da presidência da Fundação para revisitar a história da instituição, homenagear personalidades científicas, apresentar o novo Conselho Deliberativo (CD) e anunciar a implantação do sistema de submissão online de artigos nas Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. A cerimônia, realizada no auditório do Pavilhão de Cursos do IOC, teve início com as boas-vindas do Vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz, Ary Miranda; do Vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha; e da Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Maria do Carmo Leal, que parabenizaram os profissionais que compõem o Instituto pela data e destacaram a integração do IOC com outras unidades da Fundação.

Foto:Gutemberg Brito
Mesa
Ao lado da Diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, vice-presesidentes da Fiocruz reconheceram o compromisso e a excelência das ações do IOC para a saúde pública brasileira

Após a abertura, a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, apresentou a palestra Tradição e inovação, na qual realizou um balanço histórico do Instituto e suas atividades. Foram homenageados Sergio Coutinho, ex-diretor do IOC, responsável pela implantação do processo de avaliação e credenciamento de laboratórios, em 1991; o pesquisador Pedro Cabello, por seu empenho na criação dos algoritmos de quantificação da produtividade, implantados em 1997; e José Rodrigues Coura, diretor do IOC durante 14 anos, que estruturou os departamentos do IOC, implantou a prática de reuniões de Conselho Deliberativo e de Conselho Ampliado, e formalizou a proposta de composição do  novo CD-IOC em 2007.

A nova composição do Conselho Deliberativo do IOC foi apresentada ao público, bem como as realizações mais importantes do último Conselho, que atuou entre 2005 e 2007. Entre elas, destacam-se a definição do Plano Diretor para o Instituto no período de 2005 a 2009; a ampliação do Conselho a partir da inclusão de coordenadores de Câmaras Técnicas, de Programas de Pós-graduação e da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) e de representantes das categorias de técnicos e de tecnologistas; a definição dos critérios para apoio financeiro à participação em eventos; a aprovação do Projeto IOC-Bio-Fiotec; o plano de obras emergenciais; a alocação de vagas do Concurso Público; a segmentação do orçamento em Pesquisa, Serviços de Referência e Coleções Científicas; a ampliação dos programas de pós-graduação do Instituto através da regulamentação de novos cursos; a finalização do credenciamento para o período de 2004 a 2008 e o aperfeiçoamento dos indicadores de produtividade; a metodologia para denominação de novos prédios; e a definição da nova estrutura do CD-IOC. Os 74 novos membros do CD-IOC foram nomeados e receberam as boas-vindas da diretora Tania Araújo-Jorge.

Foto:Gutemberg Brito
Representantes
Representantes de outras unidades da Fiocruz compareceram à cerimônia que comemorou os 107 anos do IOC

As Memórias do Instituto Oswaldo Cruz também integraram o eixo entre tradição e inovação: o mais antigo periódico de divulgação científica da América Latina lançou, durante a comemoração, o sistema de submissão online de artigos. A novidade, além de acelerar o processo desde a submissão do artigo até publicação na revista, representa a adoção de um sistema alinhado à política de uso de software livre do governo federal e que reduzirá drasticamente o consumo de papel. O sistema foi implantado em maio, justamente como previsto no cronograma do Plano Diretor 2005-2009, aprovado pelo CD-IOC.

Representando o Ministério da Saúde, o Secretário de Vigilância em Saúde (SVS) Gerson Pena, ex-diretor da Fiocruz/Brasília, compareceu à cerimônia para parabenizar o IOC, ressaltando a interseção entre o Instituto e o Ministério: “Me considero parte desta casa. Sinto saudades da Fiocruz e trago ao IOC um grande abraço da SVS”, cumprimentou. Uma apresentação de musica erudita encerrou o evento.

GALERIA DE IMAGENS

Slides apresentados na palestra Tradição e Inovação

 

Bel Levy e Renata Fontoura

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira