Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 20/07/2006

Projeto de modernização organizacional do IOC começa a ganhar forma

Durante o último Conselho Ampliado, no dia 28 de junho, foi apresentado, em linhas gerais, o Projeto de Modernização Organizacional do Instituto. Naquela ocasião, foi dado o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto: coletar junto aos chefes de departamento e de laboratório informações sobre as percepções relativas à gestão de excelência no ambiente de pesquisa. Desdobramento do II Encontro do IOC, o projeto tem como objetivo desenvolver uma estratégia de modernização e aprimoramento da estrutura e da gestão no Instituto.

Na semana passada o projeto começou a se estruturar de forma concreta. Desde o último dia 10, a equipe ligada ao projeto de modernização, que conta com bolsistas captados por meio do Programa de Fortalecimento e Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Gestão em C&T / Convênio Fiocruz-Faperj (Pró-gestão), ocupa a sala 123 do Pavilhão Gomes de Faria. A coordenação é exercida por mim, Andréia Azevedo e Paulo Barcellos, especialista convidado da Coppe com larga experiência em gestão em instituições de pesquisa.

Três eixos orientarão o trabalho, segmentados nos sub-projetos Desenvolvimento e implantação de sistema de suporte técnico-administrativo à gestão de projetos; Desenvolvimento e implantação de coordenações e sistemas de gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação; e Avaliação estratégica de desempenho da gestão institucional.

Não perdemos de vista em nenhum momento a necessidade de um planejamento cauteloso, para alcançarmos um resultado seguro e positivo para todos. Neste sentido, a interação íntima com as diversas instâncias da instituição é fundamental. Este contato está sendo realizado através de encontros. Já realizamos reuniões com a COAD e com a Câmara Técnica de Gestão e Recursos Humanos. A proposta é ampliar esta iniciativa, de forma a agregar as diferentes contribuições e perspectivas dos membros de Instituto, para que, assim, através de um planejamento participativo, possamos construir conjuntamente uma proposta de futuro para a modernização da gestão e da estrutura no IOC.

 

Mariza Conde