Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIV - n0 12- 04/09/2007

 

Programa de Gerenciamento de Substâncias Químicas encerra visitas a laboratórios

O I Ciclo de Visitas Técnicas aos Laboratórios do IOC, realizado pela Comissão Interna de Gestão Ambiental do IOC (CIGAmb/IOC) através do Programa de Gerenciamento de Substâncias Químicas, será encerrado na primiera semana de agosto. De acordo com a CIGAmb/IOC foram observadas inúmeras mudanças e melhorias quanto ao armazenamento, manuseio e descarte das substâncias químicas nos laboratórios.

Em carta aos chefes de laboratórios, a CIGAmb/IOC informa que obteve sucesso nas redistribuições internas de reagentes, no reaproveitamento destes materiais por outros laboratórios, na distribuição dos frascos de polietileno de alta densidade para o descarte adequado dos resíduos químicos e na doação de uma capela de exaustão química a um laboratório que manipulava substâncias nocivas sem a utilização do devido equipamento.

Até o momento, 65 laboratórios do IOC (98% do total) receberam a visita técnica do Programa Gerenciamento de Substâncias Químicas. Desses, 15 já receberam o Certificado de Adequação: Laboratório de Toxoplasmose, Laboratório de Malacologia, Laboratório de Aids e Imunologia Molecular, Laboratório de Ultra-Estrutura Celular, Laboratório de Pesquisas em Leishmaniose, Laboratório de Imunomodulação, Laboratório de Biologia de Tripanosomatídeos, Laboratório de Fisiologia Bacteriana, Laboratório de Pesquisa em Malária e Laboratório de Biologia Celular, Laboratório de Esquistossomose Experimental, Laboratório de Enterovírus, Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas, Laboratório de Biologia Estrutural e Laboratório de Biodiversidade Entomológica.

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira