Imprima PDF
Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIV - n0 15 - 06/11/2008

IV Encontro: o IOC que queremos para 2009-2012

Acabamos de retornar do IV Encontro do IOC. Foram três dias de trabalho intenso envolvendo 150 profissionais do Instituto para definir Situação atual, desafios e diretrizes para o futuro. Além de integrar e dar representatividade às diferentes perspectivas sobre o Instituto, identificando sinergias nesta diversidade, um dos objetivos do evento foi levantar temas relevantes para serem incluídos no Plano Plurianual 2009-2012 do IOC.

Na mesa de abertura, com a pesquisa como foco, pudemos fazer uma síntese dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que a diretoria identifica hoje no IOC. Tivemos o prazer de contar com o presidente eleito da Fiocruz, Paulo Gadelha; Wim Degrave, da Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (VPPDT); e Rogério Medeiros, da FINEP. As mensagens sobre “ausculta e interlocução contínua com o IOC”, “sucesso nos resultados dos projetos do PDTIS” e “dinheiro para a ciência agora não é mais problema; basta ter boa estratégia” foram as dominantes nas respectivas falas desses convidados. Durante o Encontro, tivemos uma mostra de produtos educativos produzidos pelos laboratórios, o lançamento da intranet do IOC e o anúncio da iniciativa para criação de um novo programa de pós-graduação, focado no tema Biodiversidade e Saúde.

Na plenária final, a discussão foi tão intensa que optamos por dividi-la em uma sessão extra, que será realizada no Centro de Estudos desta sexta-feira, dia 7. Mesmo que parcial, a primeira plenária deixou claro que as propostas colocadas pelos cinco grupos de trabalho apontam a vontade do IOC de agir de forma mais pró-ativa no período de 2009-2012. Formulamos propostas para nortear as negociações do IOC junto à próxima presidência, inclusive pedindo transparência no processo de composição das vice-presidências e participação ativa do IOC.

Nossos agradecimentos a todos que se empenharam no IV Encontro, desde a preparação dos documentos de base até a discussão nos grupos de trabalho.

 

Tania, Claude, Christian,
Elizabeth e Ricardo

 

Intranet: integrando o IOC

A Intranet IOC nasce com o objetivo de facilitar a comunicação interna no Instituto. Lançada durante o IV Encontro do IOC, além de ser um veículo para publicação de informações atualizadas sobre os diversos setores do IOC, a nova ferramenta é um espaço de documentação, com a disponibilização online de portarias, procedimentos, formulários e atas de reuniões, dando maior acessibilidade a informações que antes ficavam dispersas em diferentes fontes. Mais

IV Encontro definiu propostas para 2009-2012
Encontro reuniu cerca de 150 profissionais de 3 a 5 de novembro. Plenária final acontece no Centro de Estudos desta sexta-feira, dia 7. Mais

Áreas de pesquisa do IOC apresentam metas
Representantes das Áreas de Pesquisa se reuniram em 22 de outubro. Foram apresentadas as atividades em andamento e os avanços de cada área.
Mais

Identificados mecanismos genéticos e bioquímicos ligados à resistência de ovos do Aedes aegypti
Capacidade dos ovos de se manterem uma fortaleza por mais de um ano é desafio para o controle da dengue. Mais

Caramujo africano pode transmitir doença pulmonar a gatos
Identificada importância do caramujo Achatina fulica na transmissão do verme Aelurostrongylus abstrusus. Mais
Trabalhos do IOC premiados na XVI Reunião Anual de Iniciação Científica
Trabalhos do Instituto foram premiados no evento, realizado de 20 a 24 de outubro. Mais

Pós em Medicina Tropical e Biologia Computacional e Sistemas recebem inscrições
Provas de processos seletivos anteriores da Medicina Tropical estão disponíveis online. Mais

Disponibilizados novos equipamentos de proteção individual
IOC investiu em novos tipos de luvas e em protetores faciais para a segurança de profissionais. Mais

..::CURTAS::..

- Trabalho sobre doença de Chagas é premiado em congresso

- Prêmios em congresso brasileiro de farmacologia

- Pesquisadora toma posse na Academia de Medicina do Rio de Janeiro

- Congresso sobre sepse foi realizado no Rio de Janeiro

- Roedores silvestres do Brasil: livro ganha versão online gratuita


IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br. Expediente

 

  Arquivo2010