Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIV - n0 05- 15/05/2007



Afinando a sintonia na infra-estrutura do IOC

Dar conta de todas as necessidades de infra-estrutura do IOC não é tarefa fácil. Ocupando uma variedade de espaços físicos, que apresentam dificuldades e potencialidades igualmente diversas, as variadas demandas do Instituto exigem soluções específicas. O IOC tem contado com o apoio fundamental da Dirac neste desafio, sobretudo através de parcerias com o nosso Serviço de Apoio Predial, que faz parte do recém-criado Departamento de Suporte e Infra-Estrutura Laboratorial (Desie) do Instituto. No último dia 8 de maio as equipes dos dois setores se reuniram para trocar experiências e informações e afinar as ações.

Gutemberg Brito
Diretoria se reúne com Dirac para determinar as ações necessárias para atender demandas específicas de cada laboratório

No campus da Fiocruz, a Dirac responde por uma série de atividades estratégicas. Ironicamente, em sua maioria, são atividades que só percebemos quando surge algum problema – difícil notar o encanamento se ele não está vazando ou a lata de lixo quando ela não está transbordando. Gerenciar infra-estrutura implica garantir que estes itens discretos do nosso dia-a-dia permaneçam “invisíveis”. Trabalho ingrato, este da infra-estrutura, que o Desie e a Dirac assumem: quando funciona bem, ninguém percebe. Quando surge qualquer imprevisto, é impossível não notar os transtornos evidentes. Por isso, para este trabalho, não basta ser paciente; há que ser perseverante.

Representantes de diversos setores da Dirac estiveram presentes na reunião com o Desie, que na verdade começou com um café da manhã descontraído. Segurança, obras, limpeza – temas tão essenciais ao IOC – foram alvo das conversas. Do encontro informal, brotaram alternativas aos problemas que ocupam as mesmas pessoas, diariamente, em ligações e trocas de emails incessantes. Do bate-papo despretensioso, o agendamento de reuniões para definir impasses em temas específicos foi desdobramento natural. Amanhã, Desie/IOC e Dirac discutem as (complexas) questões de segurança, tendo como um dos pontos cruciais o acesso aos prédios. Há poucos dias, o transporte foi o assunto em pauta.

Na pauta, também estão questões que podem parecer triviais, mas que possuem impactos definitivos sobre a dignidade do trabalho no IOC: a definição de espaços de descanso e de ambientes adequados às refeições para os funcionários terceirizados que prestam serviço ao Instituto. Uma boa notícia, anunciada durante o encontro, é a participação de profissionais de limpeza em um processo de capacitação no Senac, incluindo temas como prevenção de desperdício e segurança do trabalho. Transporte de materiais, transferência de patrimônio e segurança nos prédios - atividades que envolvem necessariamente a colaboração entre IOC e Dirac – serão contemplados em breve.

Agradecemos aos profissionais do Desie e da Dirac o empenho em garantir a infra-estrutura do IOC. Contamos com a colaboração de todos os setores do Instituto para aprimorar o trabalho do Desie na interface com a Dirac. Sugestões, dúvidas e críticas podem ser encaminhadas para desie@ioc.fiocruz.br.


Claude Pirmez e Mônica Oliveira

 



IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira