Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 21 - 13/08/2009

 

Calendário de debates estratégicos nas Câmaras Técnicas

Já estão definidas praticamente todas as datas das reuniões das Câmaras Técnicas (CTs) do IOC para os próximos meses de 2009. O calendário e as atas das reuniões podem ser acompanhados na Intranet IOC.

As CTs são estratégicas para ajudar a definir rumos e a desenvolver propostas para a gestão em nossas principais áreas: Pesquisa, Ensino, Coleções Científicas, Serviços de Referência, Saúde e Ambiente, Informação e Comunicação. O IOC construiu a tradição de aprofundar reflexões e debater práticas, dilemas, problemas e perspectivas futuras em Câmaras Técnicas , iniciativa que se disseminou pela Fiocruz. Nossos fóruns propositivos compostos por especialistas são instâncias estratégicas para assessorar a direção na proposição de políticas para o IOC, a serem votadas no Conselho Deliberativo.

Nossas Câmaras são espaços para interação que permitem que profissionais e estudantes discutam temas importantes para o desenvolvimento de cada uma das atividades finalísticas do Instituto. São oportunidades para a avaliação do desempenho do IOC em cada temática, para a ponderação, a crítica construtiva e a identificação de problemas e potencialidades. Problemas internos de cada área e matérias que precisem de avaliação técnica encontram nas reuniões ocasião ideal para o debate e a proposta de soluções. Com isso, o Instituto ganha profissionalismo, agilidade e dinamismo, características essenciais a uma instituição tão grande, diversa e tradicional como o IOC.

Os encontros também integram o processo de gestão democrática do Instituto, implementando de fato a diretriz do SUS de co-gestão, ou seja, de gestão em comum, coletiva, participativa, entre a direção e os profissionais do IOC. Dessa forma, identificam temáticas centrais para o desenvolvimento de cada uma das atividades do Instituto, propõem alternativas para a otimização de nossas práticas, qualificam as deliberações do CD/IOC e permitem que nosso órgão deliberativo possa avaliar e se posicionar sobre os assuntos mais urgentes e relevantes para a o Instituto.

As reuniões dos próximos meses também servirão de preparação para o II Encontro das Câmaras Técnicas do IOC. O evento, que acontecerá em dezembro deste ano, representa ocasião especial de comemoração da gestão profissional do Instituto e será marco importante na definição das políticas de nossa instituição, em todas as suas áreas de atuação, para os próximos anos.

Agradecemos todos os que aceitaram o convite de integrar estes fóruns e que doaram um espaço na atribulada agenda que todos nós enfrentamos para dar esta contribuição ao IOC.

Tania, Mariza, Helene, Elizabeth e Christian



 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira