Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 39 - 17/12/2009

 

2009 em perspectiva

O fim do ano é também de festa - e assim foi realizada com muito sucesso e alegria a confraternização de fim de ano do IOC -, mas é acima de tudo o momento de analisar nossas ações durante o ano e planejar o futuro. Com esta perspectiva, acompanhamos no encerramento deste ano um saldo muito positivo do Conselho Deliberativo, com dez reuniões realizadas durante o ano, decidindo temas de suma importância para o futuro do Instituto, como, entre outros, o credenciamento de novos laboratórios, as eleições no IOC, a regulamentação do pós-doutorado, o plano de obras, as vagas para o próximo concurso e a aprovação de dois novos cursos de pós-graduação: Biodiversidade e Saúde (mestrado e doutorado) e Ciência, Arte e Cultura na Saúde (especialização).

Outra vitória na gestão democrática do Instituto foi a renovação e criação de Câmaras Técnicas, que agora somam seis: Pesquisa e Desenvolvimento tecnológico e Inovação; Ambiente e Saúde; Ensino; Informação e Comunicação; Serviços de Referência; e Coleções. Ainda buscando o fortalecimento da interlocução entre os doutores, alunos e a diretoria do IOC foram realizados dois importantes eventos: o IV Colegiado de Doutores e o I Fórum de Integração de Alunos da Pós-Graduação do IOC, que inscreveu definitivamente esse espaço na agenda anual de eventos e compromissos do nosso Ensino. Aperfeiçoamento constante dos programas, disciplinas e processos de avaliação dos nossos cursos surgirão dessa experiência inovadora na qual os alunos tiveram, usaram e legitimaram sua voz como atores de impacto no Instituto.

Mais um avanço notável foi a integração cada vez maior entre os laboratórios, fortalecendo a estrutura das Áreas de Pesquisa do IOC. Neste ano, foram realizados pelas Áreas numerosos eventos, inclusive internacionais, além da realização de projetos comuns. A realização de eventos é outro tema de destaque. Com uma melhor estrutura, reformulada em meados do ano, o Núcleo de Eventos ganhou mais fôlego para auxiliar uma demanda que não para de crescer. Neste tema, nossa participação nos eventos comemorativos do centenário de descoberta da doença de Chagas é outro fator a se comemorar.

Já os prêmios recebidos em 2009 demonstram a qualidade e pluralidade das nossas pesquisas. Entre outros, recebemos o Prêmio de Incentivo em C&T para o SUS e prêmios nos congressos de Cancerologia, Microbiologia, Parasitologia e Farmacologia, dentre outros
A conquista das Memórias do IOC como revista de maior índice de impacto da América Latina é outro prêmio para o Instituto, no ano de centenário da publicação.

Não podemos deixar de citar também a união de 32 laboratórios e o importante papel de oito serviços de referência durante a epidemia de influenza H1N1 como uma conquista para o Instituto. As novas instalações e a capacitação da equipe das Coleções são outros pontos de destaque.

Na área de Gestão, avançamos com a inauguração de um novo almoxarifado e o lançamento de novas versões para os sistemas Coleta e SIAD, além da realização do I Fórum de Integração da Gestão, com 150 participantes.
Mostramos aqui apenas algumas iniciativas fundamentais. É importante lembrar que chegamos ao fim de 2009 com o sentimento de dever cumprido, mas com a consciência de que há muito ainda a se fazer.

O ano de 2010 será um ano especial para o IOC e a Fiocruz, já que completaremos 110 anos. O sucesso coletivo deste Instituto em 2009, fruto do trabalho de cada um de nós – servidores, terceirizados, feneis, pesquisadores visitantes, bolsistas e estudantes – é um estímulo a mais para o próximo ano.


Tania, Elizabeth, Mariza, Helene e Christian

 


 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira
 
  Arquivo2010