Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 21 - 13/08/2009

 

Os desafios da pesquisa e a gestão compartilhada: o exercício da co-gestão

Na sessão extraordinária do Conselho Deliberativo do IOC, realizada ontem, dia 19, recebemos Claude Pirmez, pesquisadora do IOC e vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, que apresentou os desafios que a pesquisa coloca à Fundação e as ações propostas. Bem recebida por todos, nossa vice-presidente concluiu a reunião muito animada com essa boa interlocução aberta com o IOC. Uma semana antes, em 12 de agosto, foi realizada a primeira reunião da nova composição da Câmara Técnica de Pesquisa do IOC (CTPq), coordenada por Adeilton Brandão e Ana Jansen, e vinculada diretamente à vice-diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Nas duas ocasiões, os debates convergiram para a identificação de desafios e a busca de alternativas de solução. Para compor a CTPq, foram convidados pesquisadores que já integravam a última CTPq e outros novos, de diversas áreas do Instituto, com o objetivo de formar um grupo multidisciplinar, envolvendo representantes das áreas de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e experimentação animal, entre outras.

A principal atribuição da CTPq é assessorar a diretoria e dar subsídios às políticas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Instituto. Assim, nesta primeira reunião, foram identificados alguns temas de crucial importância para o desenvolvimento do Instituto, como o mapeamento das potencialidades dos laboratórios e sua integração com as diretrizes da pesquisa na Fiocruz, numa perspectiva mais integrada e integradora da forma como fazemos pesquisa no Instituto. Esta sinergia passa pela consolidação das Áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do IOC, pela revisão dos indicadores de desempenho e pela estruturação das plataformas tecnológicas, de modo a otimizar seus usos e a capacidade de atender um número mais amplo de usuários. Para dar prosseguimento às questões iniciais levantadas nesta nova etapa da CTPq, foram criados grupos de trabalho que debaterão estes temas, levando à Câmara discussões mais maduras e embasadas.

Os cinco GTs debaterão: Pesquisas Clínicas, Plataformas Tecnológicas, Desenvolvimento Tecnológico, Áreas de Pesquisa e Aperfeiçoamento do Sistema Coleta. As Câmaras Técnicas são um instrumento estratégico para a direção do Instituto. A pesquisa, nossa atividade finalística mais essencial, avança muito com o trabalho dessa instância propositiva. Composta por 17 membros, a CTPq se amplia para todos, pois o encaminhamento de propostas é livre para a comunidade científica do Instituto. As atas de reuniões da CTPq estarão disponíveis na Intranet IOC e para enviar contribuições ou dúvidas basta
entrar em contato com a coordenação da Câmara.

Ao IOC e à Fiocruz cabe o desafio de repensar a pesquisa nos contextos mais recentes de avanços técnicos e tecnológicos. Para essa tarefa, somar esforços é condição fundamental de sucesso. Apostamos imensamente na parceria dos laboratórios e áreas de pesquisa com a CTPq e de todo o IOC com a vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência, compromisso reafirmado ontem no CD-IOC.

Tania e Mariza



 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira