Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 18 - 23/07/2009

 


Oportunidade de captação de recursos!

Esse mês gostariamos de incentivar ainda mais nossos pesquisadores à busca por recursos extra-orçamentários para a pesquisa. Os editais promovidos por agência de fomento representam um papel importante dentro da realidade de grande competitividade e de alta qualidade da pesquisa científica brasileira. Através de suas diversas categorias, incentivam a produção científica dos jovens pesquisadores, ajudam a financiar as trabalhos dos mais experientes, estimulam o desenvolvimento da pesquisa em determinadas áreas, direcionam os esforços para atingir objetivos entendidos como mais relevantes para a ciência nacional, além de estimular o intercâmbio e a colaboração entre instituições do Brasil e do exterior. Nossos pesquisadores costumam estar sempre presentes entre os agraciados.

Muitos de nossos doutores que já recebem apoio do edital "Cientista do Nosso Estado", aberto pela Faperj. Estimulamos os demais a submeter seus pedidos, pois contar com uma entrada mensal de recursos na conta corrente do projeto sob a forma de taxa de bancada é realmente muito confortável para a equipe. A Faperj oferece, ainda, bolsas para Jovens Cientistas do Nosso Estado, importantes para apoiar os projetos dos novos pesquisadores do IOC, saídos principalmente de nossos cursos de pós-graduação. Os dois editais recebem inscrições até 13 de agosto.

Outra oportunidade interessante para dar mais fôlego à produção de nossos laboratórios, o Edital Universal do CNPq, que dedica R$ 100 milhões para apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento. São três faixas de financiamento, que podem atender às necessidades de uma instituição tão diversificada e produtiva quanto o IOC. Ainda há tempo para fazer as inscrições.

Muito comum em nossa instituição, a pesquisa conjunta com institutos nacionais e internacionais também é contemplada por uma série de editais. Com inscrições abertas, o edital Convênios Bilaterais de Cooperação Internacional, do CNPq, por exemplo, oferece R$2,4 milhões para projetos de cooperação internacional, no âmbito dos convênios bilaterais com nove países: Bélgica, Colômbia, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Itália, México e Uruguai. Interessante oportunidade para nossos laboratórios estabelecerem e aprofundarem suas relações com grupos de outras partes do mundo. Além da troca sempre produtiva de pontos de vista e de pesquisa sobre determinados temas, as parcerias com instituições internacionais são mais uma prova da qualidade de nossas pesquisas.

Fruto de parceria entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com CNPq e Capes, o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG) visa à capacitação de estrangeiros, oriundos da América Latina, Caribe e África, com bolsas de mestrado e doutorado. A participação do IOC nesse edital reforça o compromisso do Instituto e da Fiocruz com o aumento da qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural, Educacional e de Ciência e Tecnologia, em especial na Africa e na América Latina.

De forma geral, a grande participação dos laboratórios do IOC em editais de fomento na área de saúde, ciência e tecnologia mostra a relevância do Instituto. Resultado de esforço e investimento na pesquisa e no ensino, é motivo de orgulho para todos os seus pesquisadores e um incentivo para a manutenção da excelência científica aqui desenvolvida.

Tania Araújo-Jorge, Mariza Morgado e Helene Barbosa

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira