Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n0 44- 30/11/2006

 

Novas embalagens para transporte externo
de material biológico já podem ser solicitadas à CIBio

O transporte de material biológico dentro do campus da Fiocruz é realizado desde 2005 através de caixas isotérmicas. Com o objetivo de padronizar também o transporte externo de material biológico, a Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz (CIBio/IOC) passa a oferecer seis tipos de embalagens, que já podem ser solicitadas pelos laboratórios. Os modelos permitem transportar material infectado ou não em destinos nacionais ou internacionais, aéreos ou terrestres.

Os pesquisadores do IOC, quando remetem material biológico para destinos externos ao campus, são responsáveis por classificar a mercadoria determinando se há perigo ou não, identificar a classe correta do item e o nome próprio para embarque, além de acomodar corretamente a carga em embalagens padronizadas pelo Regulamento para Transporte de Cargas Perigosas da International Air Transport Association (IATA) e da Organização das Nações Unidas (ONU). As embalagens que acabam de entrar em uso foram selecionadas durante o curso de transporte de material biológico, desenvolvido pela CIBio/IOC entre os dias 22 e 24 de maio deste ano. O treinamento, inédito na Fiocruz, contou com 110 participantes.

Para o transporte externo, a CIBio esclarece a importância da utilização correta das etiquetas, de modo a não danificar as indicações gráficas estampadas na caixa (marcas indicadas na imagem acima) e permitir, desta forma, que as embalagens possam ser reutilizadas diversas vezes. Segundo a ONU/IATA, os materiais biológicos podem ser classificados em duas categorias: material infeccioso (categoria A) e não infeccioso (categoria B). Na primeira, as substâncias podem trazer risco para a vida, doença fatal ou incapacidade permanente. São classificados como UN 2814 ou UN 2900. A categoria B é classificada como UN 3373 e é caracterizada por substâncias não infecciosas que não se enquadram na categoria A.

Para solicitar as embalagens, preencha o formulário disponível aqui ou solicite o documento ao Serviço de Administração de Materiais da Coordenação de Administração do IOC (SEAM/COAD). O formulário pode ser encaminhado online para pauloramos@ioc.fiocruz.br ou enviado, impresso, à COAD. O pedido será remetido ao fornecedor, que entregará a embalagem e a documentação necessária ao embarque no prazo máximo de 48 horas. A Imer, empresa fornecedora das embalagens, pode auxiliar no preenchimento, colocação de etiquetas e acomodação do gelo, que não pode ser úmido.

Conheça, passo a passo, como embalar
o material biológico a ser transportado
Envolva o tubo em papel absorvente, que previne possíveis vazamentos.  
Em seguida embale em papel-bolha, que amortece impactos.
Acondicione dentro do canister.
Tampe bem o recipiente.

Acomode o canister dentro da fôrma de isopor localizada dentro da caixa. A embalagem ao lado é adequada para o transporte com gelo, e acomoda apenas um canister.

 


Gustavo Barreto
Fotos: Gutemberg Brito e Maria Castro


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira