Pioneiro em estudos do DNA completa 25 anos

 As pesquisas genéticas no país devem muito a uma história que começou há 25 anos. Pioneiro na implantação de tecnologias científicas que permitiram não só o avanço no campo da biologia molecular, mas também o desenvolvimento da bioinformática, o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) do Instituto Oswaldo Cruz comemora a consolidação de uma trajetória fundamental para a história da ciência brasileira sem abrir mão de manter a liderança na introdução de tecnologias.

 “No começo, o DBBM desempenhou papel importante produzindo e fornecendo insumos para biotecnologia”, conta Leila Mendonça Lima, chefe do departamento. “Eram enzimas essenciais para as técnicas de biologia molecular, escassas no Brasil nas décadas de 80 e 90.” A primazia no campo da biologia molecular foi uma decorrência natural. O primeiro sintetizador de oligonucleotídeos, o seqüenciador de DNA automatizado, a tecnologia de PCR e, mais tarde, o PCR em tempo real foram alguns dos itens tecnológicos introduzidos no país pelo DBBM, que antecipou o conceito de plataforma tecnológica antes do próprio termo ser criado. Outra iniciativa importante foi a busca de colaboração com pesquisadores de diversos estados do Brasil e do exterior.

Foto: DBBM

Teste de PCR para análise de DNA, tecnologia na qual o DBBM é pioneiro

 O pioneirismo se repete no campo da Bioinformática. “Fomos os primeiros da América Latina a obter e disponibilizar o programa de informática para análise de seqüências de DNA”, a pesquisadora acrescenta. “Antes disso, o DBBM já contava com um programa para busca e análise de seqüências de DNA, que funcionava em um computador de 20 megabytes. Na época, o banco genético disponível era fornecido em disquetes”, comenta. 

O DBBM foi criado em 1980 com apenas 12 pessoas. Hoje são 190 pesquisadores, tecnologistas, técnicos, gestores e estudantes em nove laboratórios de pesquisa e um centro de referência credenciado. Em 25 anos, foram produzidas 95 dissertações de mestrado e 60 de doutorado e mais de 560 publicações em revistas indexadas.

Por Raquel Aguiar
15/12/05

 

 

Volta