Alunos do IOC faturam prêmios da iniciação científica ao doutorado

Estudantes do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) lideram o ranking dos premiados na IX Jornada Científica de Pós-Graduação e na XIII Reunião Anual de Iniciação Científica da Fundação Oswaldo Cruz, realizada entre 7 e 10 de novembro . Foram seis entre as dez primeiras colocações no mestrado, seis no doutorado, além de três na iniciação científica. Confira os trabalhos dos estudantes do IOC ganhadores do Prêmio Melhor Trabalho Científico – 2005:

Na categoria Doutorado

Gustavo Lazzaro Rezende, orientado por Denise Valle no curso de Doutorado em Biologia Celular e Molecular, apresentou o trabalho Perfil de expressão do gene de Quitina Sintase na embriogênese de Aedes aegypti e sua relação com a impermeabilização dos ovos .

Isabela Reis Montella de Carvalho, orientada por Denise Valle no curso de Doutorado em Biologia Celular e Molecular, apresentou o trabalho Mecanismos de Resistência em Populações de Aedes aegypti do Brasil .

Patrícia Rosa Vanderborght, orientada por Euzenir Nunes Sarno  no curso de Doutorado em Biologia Celular e Molecular, apresentou o trabalho HLA classe II na hanseníase

Rosane Magda Brandão Teles, orientada por Elizabeth Pereira Sampaio  no curso de Doutorado em Biologia Celular e Molecular, apresentou o trabalho O envolvimento das metaloproteinases de matriz (MMP) na inflamação e lesão tecidual  na Hanseníase

Sérgio de Araújo Pereira, orientado por Luís Carlos Alcântara Júnior no curso de Doutorado em Biologia Celular e Molecular, apresentou o trabalho Estudo do polimorfismo genético da região U3-LTR DO HTLV-1 de indivíduos infectados assintomáticos e sintomáticos (TSP/HAM) DA cidade do Salvador-BA

Simone Morais da Costa, orientada por Ada Maria de Barcelos Alves  no curso de Doutorado em Biologia Celular e Molecular, apresentou o trabalho Vacina de DNA contra o Vírus da Dengue baseada na proteína NS1 gera proteção em camundongos BALB/C. 

Na categoria Mestrado:

Caroline Pereira Bittencourt Passaes , orientada por Mariza Gonçalves Morgado no curso de Mestrado em Biologia Parasitária , apresentou o trabalho Polimorfismo do HIV-1 no Brasil: caracterização molecular da região da integrase do gene pol . 

Joel Majerowicz , orientado por Rita da Cássia Oliveira da Costa Mattos no curso de Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos (IOC/Bio-Manguinhos) , apresentou o trabalho Estudo da influência do metal pesado chumbo em parâmetros do metabolismo ósseo em crianças - relação do indicador de efeito ácido d-aminolevulínico desidratase com os níveis de paratormônio e parâmetros nutricionais . 

Ligia de Almeida Paiva , orientada por Patrícia Torres Bozza no curso de Mestrado em Biologia Celular e Molecular , apresentou o trabalho Síntese de Leucotrienos pelas Células Conjuntivas Hepáticas na Esquistossomose Experimental Murina . 

Luciane Almeida Amado , orientada por Ana Maria Coimbra Gaspar no curso de Mestrado em Biologia Celular e Molecular , apresentou o trabalho Padronização da detecção molecular do vírus da hepatite A em amostras de saliva . 

Paulo Costa Carvalho , orientado por Wim Maurits Degrave no curso de Mestrado em Biologia Celular e Molecular , apresentou o trabalho Pattern Recognition in the Cancer Proteome for Medical Diagnosis . 

Vanderson Corrêa Vaz , orientado por Paulo Sérgio D'Andrea no curso de Mestrado em Biologia Parasitária , apresentou o trabalho Efeito da fragmentação florestal no ciclo de transmissão silvestre do Trypanosoma cruzi entre pequenos mamíferos .

 

Na categoria Iniciação Científica

Ariane Leite de Oliveira, orientada por Elisabeth Pereira Sampaio , apresentou o trabalho Análise da expressão gênica de metaloproteinases de matriz em células de Schwann da linhagem ST88-14.

Arnon Dias Jurberg, orientado por Ester Maria Mota , apresentou o trabalho Desenvolvimento embrionário do parasito humano Schistosoma mansoni por microscopia confocal de varredura a laser.

Mariana Acquarone de Sá Lopes, orientado por Helene Santos Barbosa , apresentou o trabalho Identificação e estudo da capacidade endocítica de componentes da parede e da matriz de cistos tissulares de Toxoplasma gondii.

 

Volta