Doenças infecciosas e parasitárias ganham novo livro de referência

Chega às prateleiras o livro Dinâmica das Doenças Infecciosas e Parasitárias , mais atualizada fonte de consulta na área. Organizado pelo pesquisador José Rodrigues Coura, Chefe do Departamento de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz, o livro contou com a participação de 279 colaboradores. “São mais de 2 mil páginas em dois volumes, reunindo os mais recentes trabalhos realizados em universidades e instituições de pesquisa de todo o país”, Coura comenta. “Sem falsa modéstia, posso dizer que é o mais completo e atualizado guia de referência na área para estudantes de medicina e médicos não especializados.”

A idéia de construir um compêndio que abrangesse o conhecimento disponível sobre doenças infecciosas e parasitárias surgiu há mais de 30 anos. “Era um grupo de apenas seis pessoas, mas não foi possível levar o projeto adiante pela nossa própria inexperiência sobre editoração”, o pesquisador recorda. “Com o passar do tempo o conhecimento na área avançou muito, sobretudo com o desenvolvimento da Imunologia, da Paleoparasitologia e da Biologia Molecular. Por isso foi preciso contar com uma colaboração deste porte.”

Médico, pesquisador dedicado ao estudo da doença de Chagas e mais recentemente da malária, Coura tem quase 50 artigos científicos publicados, é autor do livro Clínica e Terapêutica da Doença de Chagas - Uma abordagem prática para o clínico geral e editor da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

Editora Guanabara Koogan
Tel: 3970-9450

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Volta